Força-Tarefa da SSP prendeu 348 e apreendeu 204 kg de drogas e 90 armas, em 2012

04/01/13 – Em 2012, 348 pessoas foram presas e 204 quilos de drogas diversas foram apreendidos. A maioria das prisões foi de pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes. O balanço, que apresenta a produtividade da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foi divulgado na quinta-feira (3).

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, da Força-Tarefa, criada no final de 2011, deu mais agilidade na apuração de denúncias recebidas do cidadão pelo 181, o Disque-Denúncia da SSP, que garante o sigilo do denunciante e das informações que presta.

O secretário ressaltou, ainda, que a Força-Tarefa investiga denúncias que chegam diretamente ao conhecimento dele ou são relatadas pelo cidadão, em reuniões e visitas às comunidades de Manaus.

“Também recebemos muitas mensagens pelo ‘Fale com o secretário’, um e-mail que a SSP disponibiliza em seu site (www.ssp.am.gov.br). Temos vários exemplos de suspeitos de crimes que foram presos depois que o cidadão mandou sua mensagem denunciando a localização deles. Segurança pública é isso: todo mundo participando para o bem comum de toda a população”, afirmou o secretário.

Dos 204 quilos de entorpecentes retirados das ruas de Manaus pela Força-Tarefa da SSP, no ano passado, a maior quantidade é maconha. O restante é cocaína, pasta-base e oxi. Foram apreendidos, também, 41 veículos (28 carros e 13 motos) que estavam com suspeitos de crimes, a maioria envolvidos com o tráfico de drogas. Há, ainda, dezenas  casos de veículos com documentação irregular.

Segundo o coordenador da Força-Tarefa, delegado da Polícia Civil Oscar Cardoso, pelo menos 90 armas de fogo foram apreendidas em poder dos presos nas operações.

A Força-Tarefa atua desde novembro de 2011 e é formada por praças e oficiais da Polícia Militar e delegados e investigadores da Polícia Civil. Foi criada pelo secretário Vital para agir também como uma unidade de ação rápida e de apoio a atividades das polícias e da Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai). Sua atividade é regulamentada por decreto do governador do Amazonas, Omar Aziz.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *