Força Nacional tem chegada prevista para a noite de hoje em Manaus

359524-970x600-1
A chegada da Força Nacional de Segurança Pública a Manaus é esperada para a noite desta segunda-feira (9). O pedido foi feito ao Ministério da Justiça pelo governo do Amazonas, para reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado. A solicitação foi nesse domingo (09), por meio de ofício do governador José Melo.
De acordo com o ministério da Justiça, o efetivo da Força Nacional vai auxiliar as forças policiais do Amazonas na realização de diagnóstico técnico para medidas de reestruturação do sistema prisional do estado. Além disso serão desenvolvidos protocolos de segurança, com ênfase em técnicas de revista.
O pedido de ajuda acontece depois que rebeliões entre os dias 1º, 2 e 8 de janeiro, que resultou em cerca de 6o mortes, em unidades do sistema prisional no Km 8 da BR 174, na zona rural de Manaus, e na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da capital. A chacina, de acordo com as autoridades, foi resultado da rivalidade entre duas organizações criminosas que disputam o controle de atividades ilícitas na Região: a Família do Norte, a FDN, e o Primeiro Comando da Capital, o PCC.
O total de mortes na rebelião em apenas uma das unidades do sistema, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) só é superado pelo chamado Massacre do Carandiru, em São Paulo, quando 111 detentos foram mortos, em 1992.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *