FAB poderá abater aviões suspeitos, no espaço aéreo brasileiro, durante Copa das Confederações

31/05/13 – A Força Aérea Brasileira (FAB) terá autorização para abater aeronaves suspeitas ou consideradas hostis, sem a autorização da Presidência da República, durante os jogos da Copa das Conferações. O evento esportivo começa no próximo dia 15 de junho, com jogos em seis capitais.

O decreto que autoriza operações defensivas, que só serão adotadas em caso de necessidade, será assinado nas próximas horas, pela presidente Dilma Roussef. Pela lei brasileira, em tempos de paz, as Forças Armadas só podem abater aeronaves suspeitas após expressa autorização da Presidência da República.

De acordo com o chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, coronel aviador Alcides Teixeira Barbacovi, será delegado o poder de polícia ao Comandante da Aeronáutica. Pelo expediente, o tenente-brigadeiro Juniti Saito poderá autorizar a derrubada de qualquer aeronave que coloque em risco grave a segurança nacional.

O mesmo procedimento deverá ser adotado durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, para garantir a segurança dos torcedores, nas cidades sedes do evento, cuja lista inclui a capital do Amazonas. A preocupação das autoridades é com a possibilidade de atos terroristas, durante a competição

Atualmente, a FAB só é autorizada abater aeronaves suspeitas, que insistam em não se identificar, na região da Fronteira Norte, em combate ao tráfico de drogas, mas, com a devida autorização do Palácio do Planalto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *