Foragido do Compaj é recapturado durante operação policial em residencial na zona Norte de Manaus

– (fotos: Erlon Rodriges- assessoria de imprensa da PC-AM) – O procurado Lucas Rodrigues Belém, de 22 anos, foi recapturado nesta quarta-feira (30), pela Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 26° Distrito Integrado de Polícia (DIP), durante a operação “Édafos”. Ele era foragido desde 2015 do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde cumpria pena em regime semiaberto por roubo.

De acordo com o titular do 26° DIP, delegado Paulo Benelli, a operação “Édafos” foi deflagada com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em um conjunto habitacional no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.

Durante os trabalhos, foram cumpridos, ainda, dez mandados de busca e apreensão, que resultaram nas detenções de três pessoas, sendo um homem de 30 anos, uma mulher de 34 e um adolescente de 16 anos, ouvidos no 26° DIP e liberados em seguida.

“Ao longo dos trabalhos nós conseguimos apreender R$ 1,2 mil em espécie, cadernos contendo anotações relacionadas ao tráfico de drogas e números de telefone de clientes e fornecedores de substâncias ilícitas, aparelhos celulares e material para mistura e preparo de entorpecentes. Instauramos dois Inquéritos Policiais (IPs) para apurar condutas de comercialização de drogas naquela região”, explicou Benelli.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos no dia 19 de março deste ano, pela juíza Rosália Guimarães Sarmento, da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute). Ao término dos procedimentos cabíveis no 26° DIP, Lucas será reconduzido ao Compaj, onde irá permanecer à disposição da Justiça.

Operação – Do grego Édafos, que significa território. Paulo Benelli ressaltou que a operação recebeu esse nome com o objetivo mostrar à população do conjunto habitacional que o Estado se faz presente na área, “garantindo, assim, a integridade física e a segurança das pessoas que moram no lugar”, argumentou o delegado.

Efetivo – Participaram da operação policiais civis lotados no Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista (DECCT), Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda Pública Estadual (DECCFPE), 8°, 17°, 18°, 19° e 20° DIPs.

Servidores da Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM,) deram apoio à ação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *