Fisioterapia é importante aliada no tratamento da tontura

A fisioterapia pode ser uma importante aliada para o alívio e tratamento dos sintomas da tontura e vertigem. A tontura é o termo usado para descrever sensações de desmaio, de desequilíbrio ou de instabilidade. Em geral, ocorre quando há algum problema no sistema vestibular, que é um dos principais responsáveis pela orientação espacial e equilíbrio corporal.

Segundo a fisioterapeuta Joelma Magalhães, mestre em Ciências da Reabilitação e especializada no tema, a tontura ou a vertigem podem ter relação com diversas questões, desde problemas metabólicos, hormonais, vasculares, traumatismos até disfunções no próprio sistema labiríntico. Os sintomas podem se apresentar em vertigem rotatória, sensação de instabilidade corporal,  pressão na cabeça, sentimento de flutuação ou vertigem cervicogênica decorrente de alteração na região cervical. “É importante o diagnóstico de um médico ou fisioterapeuta da área. Esses profissionais vão indicar a melhor abordagem de tratamento”, afirmou.

Ela explica que os distúrbios do sistema vestibular podem se manifestar com quadros crônicos de tontura, instabilidade postural ou com crises de vertigem. Para tratar a tontura, no entanto, a solução pode ser mais simples do que parece, evitando, dependendo do caso, do uso de medicamentos. Exercícios de fisioterapia para a reabilitação vestibular são importantes nesse processo.

De acordo com Joelma Magalhães, o fisioterapeuta vai atuar orientando a realização de exercícios específicos, envolvendo olhos, e estruturas da região de cabeça e pescoço. “A terapia é indicada para estimular um fenômeno chamado neuroplasticidade. Em casos, por exemplo, de Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), os exercícios ajudam a colocar de volta os cristais que ficam dentro do labirinto (no ouvido), região responsável pelo equilíbrio. Quando estão fora do lugar, são esses cristais que causam a sensação de vertigem e/ou tontura.”, detalhou.

Joelma Magalhães, que é referência e pioneira no Amazonas em Disfunções, Cirurgias e Tratamento da Dor na área de Cabeça e Pescoço, completando 15 anos de atuação este ano, reforça que, além dos exercícios, no consultório é desenvolvido um trabalho de educação do paciente. Dessa forma, ele poderá dar continuidade ao tratamento em casa, vai saber identificar os gatilhos que causam as crises e, assim, mudar hábitos e comportamentos que desencadeiam o problema.

A fisioterapeuta atende na clínica localizada no Edifício Empire Center, na avenida Constantino Nery, sala 303.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *