Fiscalização vai ser intensificada nas bagagens de vôos internacionais, no Eduardo Gomes, alerta RF

Com informações de Marcos Pontes

17/01/13 – Pelo menos 10  mil  pessoas devem passar pelo aeroporto internacional Eduardo Gomes, neste mês de janeiro. A informação é da Alfândega da Receita Federal. O aumento deve ser de 20%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Por conta do crescimento do fluxo, nesta época do ano, a Receita Federal vai intensificar a fiscalização nas bagagens dos voos internacionais. O objetivo é controlar os limites das bagagens, para evitar a entrada de mercadorias ilegais no país. É o que afirma o inspetor da alfândega, Douglas Fonseca Coutinho.

“A fiscalização é intensificada para evitar que mercadorias entrem irregularmente no país. Durante o mês de janeiro, espera-se uma faixa de 10 mil a 12 mil passageiros.”

Para evitar problemas, o inspetor da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Eduardo Gomes pede a auxílio dos passageiros.

“A gente faz todo um trabalho de orientação para que o passageiro identifique a necessidade de declarar, quando se extrapola a cota de U$ 500, que ele procure a fiscalização, para evitar maiores transtornos. Evita inclusive o pagamento de multa sobre o valor devido.”

De acordo com o inspetor, a Receita mantém um plantão 24 horas para dirimir dúvidas sobre os procedimentos alfandgários, em relação aos bens trazidos por viajantes, e, no portal da receita – www.receita.fazenda.gov.br, uma seção específica para viajantes, onde podem ser encontradas maiores informações.”

A fiscalização aduaneira pretende, também, proteger a indústria nacional, o emprego no país e a própria sociedade, impedindo a entrada de produtos que fazem mal à saúde pública e ao meio ambiente, informa a Alfândega do Porto de Manaus.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *