Mais de quatro toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano foram apreendidas nesta sexta-feira ( 7), pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), em um hipermercado no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. A apreensão, feita com a parceria do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), Procon e da Delegacia do Consumidor (Decon), aconteceu após denúncia da população à CDC-Aleam.
Durante a vistoria, um dos freezers do hipermercado foi retirado porque armazenava os alimentos sem as mínimas condições de higiene. No total, 50 quilos de frango foram encontrados descongelados no maquinário repleto de sangue e ferrugem.
Um dos fiscais do Dvisa informou que o descongelamento dos alimentos pode causar doenças graves. “O armazenamento inadequado causou o descongelamento desses produtos. No momento em que esses frangos são descongelados, a água acumulada pode atrair inúmeras bactérias e causar sérios problemas à saúde dos consumidores. Por esse motivo, mesmo estando dentro do prazo de validade, esses produtos serão apreendidos”, afirmou o fiscal do Dvisa Fabrício Barros.
Além dos frangos, os fiscais também recolheram outros produtos fora do prazo de validade. Entre eles, iogurtes, bolos prontos, achocolatados e doces de amendoim. Os consumidores ficaram assustados.
4 Toneladas de iogurtes impróprios ao consumo vão parar no lixo
Durante a fiscalização, os fiscais da CDC-Aleam) flagraram um caminhão com 4 toneladas de iogurte acondicionados em temperatura imprópria. Os fiscais do Dvisa afirmam que os iogurtes deveriam estar armazenados a uma temperatura que varia entre 0 e 10 graus, mas, verificaram, com a ajuda de um termômetro, que o produto estava armazenado a 14 graus.
“O que mais preocupa é que o público alvo para esse tipo de alimento é, principalmente, formado por crianças, que têm o organismo ainda mais frágil”, ressaltou Fabrício Barros.
Os fiscais do Dvisa lavraram autos de infração contra o hipermercado DB, do bairro Cidade Nova e a empresa Fazendinha, responsável pelos iogurtes mal armazenados. Os órgãos de defesa do consumidor vão fazer uma análise nos produtos apreendidos e, posteriormente, os responsáveis devem receber multa com valores ainda não divulgados. Os produtos apreendidos foram levados ao aterro sanitário de Manaus.
Ações da Comissão de Defesa do Consumidor
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado estadual Marcos Rotta, disse que as ações da Comissão continuam sendo feitas por meio de denúncias, e fez um rápido balanço das ações, no ano passado. “Em 2013 foram 12 mil atendimentos, 205 fiscalizações, aplicação de R$ 512,9 mil em multas (por má prestação de serviços, descumprimento de leis estaduais, como a lei das filas, comercialização de produtos impróprios, etc), 2 ações judiciais, 3 mutirões de atendimento, com cerca de 1500 pessoas beneficiadas, além de 2,5 toneladas de alimentos apreendidos ( impróprios ao consumo).
A coordenadora da CDC-Aleam, Michele Braga, explica que qualquer pessoa pode denunciar ou solicitar apoio da Comissão, mesmo que não queira se identificar. “As ações acontecem durante o ano inteiro e, é muito simples fazer as denúncias. Basta ligar para o número 3183-44-51 ou nos procurar pela internet, via e-mail [email protected]. Temos uma equipe de profissionais que estão disponíveis a atender todos os consumidores”, afirmou.
