Fiscalização da carne de animais comercializada em Manaus será mais rigorosa

22/02/13 – A fiscalização mais rigorosa no abate e comercialização da carne animal no Amazonas foi discutida nesta sexta-feira (22), em Manaus, em reunião da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (CDC-ALEAM) e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM).

Após ouvir os relatos do vice-presidente do CRMV-AM, Gilmar Nogueira,Gilmar Nogueira, o presidente da CDC-ALEAM, deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), ressaltou a necessidade de ampliar as inspeções desde a origem – nos abatedouros – até a venda do produto, nos supermercados.

A preocupação do vice-presidente do CRMV é com relação às doenças provenientes de rebanhos infectados. De acordo com Gilmar Nogueira, inspeções mais rigorosas criarão barreiras para que a carne de abatedouros clandestinos chegue ao mercado. “É necessário criar obstáculos para evitar que produtos contaminados cheguem à população e desdencadeiem epidemias de doenças como a brucelose e a tuberculose bovina”, alertou.

Também na reunião, Rotta relatou ao vice-presidente do CRMV irregularidades constatadas pela Comissão, em abatedouros e supermercados. “Nas duas últimas semanas, fiscais da CDC visitaram abatedouros nos municípios de Careiro e Autazes, nos quais foi constatada uma série de irregularidades. Desde a ausência de licença, passando pela falta de higiene, até a contaminação do meio ambiente. Um absurdo”, lamentou o parlamentar. De acordo com ele, apenas seis abatedouros estão normatizados para funcionamento e apenas um é sifado, ou seja, funciona sob serviço de inspeção federal, no município de Boca do Acre.

A vistoria in loco, com a fiscalização no transporte dos produtos – feito pelas rodovias e, principalmente, por via fluvial, também avaliada. “Desta forma, antes do produto chegar ao mercado, saberemos a origem dele e se, de fato, provém de estabelecimentos legais”, defendeu Rotta.

O assunto será discuto no próximo dia 11 de abril, em audiência pública, proposta pelo deputado Luiz Castro (PPS). Esta semana, Casto denunciou a descoberta de um foco de brucelose no município de Envira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *