Defesa do Consumidor: fiscalização garantirá alimentos saudáveis, em supermercados, para festas de fim de ano

images-3

Próximo às festas de fim de ano, os órgãos de defesa do consumidor apertam o cerco contra redes de supermercados de Manaus.

Durante fiscalizações entre os dias 8 e 10 de novembro, foi feita a maior apreensão do ano: uase meia tonelada de alimentos impróprio para o consumo. O material foi apreendido

Fora do prazo de validade, armazenados a temperaturas inadequadas. Alimentos que estavam a venda quando não deveriam estar. Alguns estabelecimentos reincidentes tiveram multas elevadas. Uma delas chegou a meio milhão de reais.

O resultado das fiscalizações chamou atenção dos representantes dos órgãos envolvidos.

Dos 12 estabelecimentos fiscalizados , 11 apresentaram algum problema quanto ao armazenamento e a data de validade. Por conta disso, uma nova fiscalização está sendo organizada para antes do Natal. A intenção é verificar se os estabelecimentos estão cumprindo a lei.

O Promotor de Justiça Otávio Gomes afirmou que a Promotoria de Proteção e Defesa de Consumidor (PRODECOM), o Instituto  de Pesos e Medidas (IPEM), Delegacia do Consumidor (DECON) entre outros órgãos, estão empenhados em garantir o cumprimento de medidas legais para garantir o direito do consumidor de Manaus.

Ao consumidor, cabe ficar atento e denunciar, quando verificar procedimentos fora do padrão sanitário. Como constatou a blitz da última semana, mais de 90% dos  supermercados de Manaus, precisam melhorar a conduta para com o consumidor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *