Fifa elege o seu novo presidente nesta sexta-feira (26)

Com a Fifa mergulhada em sucessivos escândalos de corrupção desde maio de 2015, representantes de 207 países vão eleger nesta sexta-feira (26) o novo presidente para os próximos quatro anos.

O vencedor terá o desafio de refundar a entidade. Apesar do discurso de transparência e moralização dos envolvidos, o cenário não é nada animador.

A maioria dos eleitores é remanescente da estrutura apontada pelo FBI como corrupta. Além disso, os candidatos favoritos -o suíço Gianni Infantino, 45, e o xeque Salman bin al-Khalifa, 50, do Bahrein– têm laços com os últimos escândalos protagonizados pela Fifa.

A eleição deve levar pelo menos uma hora e meia, mas pode ser bem mais longa. Isso porque para vencer em primeiro turno, um candidato precisa ter dois terços dos votos (138). Caso não consiga, o último colocado é eliminado e outro turno é disputado.

Depois, para vencer o candidato precisa receber 50% mais um voto do colégio eleitoral. Se não atingir, são realizados outros turnos. O pleito pode ter até quatro turnos.

Fonte: Folha de São Paulo

Os candidatos são: Gianni Infantino (secretário-geral da Uefa), Salman bin Ibrahim Al-Khalifa (presidente da Confederação de Futebol da Ásia), Ali bin al-Hussein (presidente da federação jordaniana), Tokyo Sexwale (empresário) e Jérôme Champagne (diplomata).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *