Amazonas: ferramenta de aprendizagem virtual da rede estadual alcançou mais de 130 mil usuários em 2020

O Ava foi uma das ferramentas mais utilizadas durante o período de aula remotas

– (foto: Divulgação/Seduc) – Com 113 mil usuários a mais, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)  chegou à marca de 128 mil cadastros registrados entre estudantes, professores, gestores, pedagogos e técnicos. De acordo com a Secretaria de Educação, em 2019, a plataforma web, criada pela Seduc tem sido uma das principais ferramentas para fortalecer a política de aprendizagem virtual e ensino remoto da rede pública estadual desde o início da pandemia da Covid-19.

O ambiente virtual se configura em uma plataforma web responsiva para diversos dispositivos (computadores, tablets, smartphones) e sistemas operacionais (Android, IOS, Windows, entre outros).  Durante o “Aula em Casa”, a plataforma facilitou o acesso a conteúdos midiáticos como videoaulas, lista de exercícios, slides, testes on-line, roteiros de estudo, entre outros recursos.

O AVA também também foi o principal canal de atendimento pedagógico como para dúvidas, entre outros atendimentos que ficaram disponíveis aos professores e estudantes da rede estadual. Todo esse aparato foi para  facilitar o desenvolvimento das estratégias remotas planejadas durante a paralisação das aulas presenciais nas escolas e

A gerente de mídias e conteúdos digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), Sabrina Araújo, conta que o programa é um dos pioneiros em conteúdos virtuais dentro da educação no Amazonas.

“Nós tivemos aprimoramentos dentro da plataforma, e isso reflete nos resultados obtidos durante esses cinco meses sem aulas presenciais, visto que conciliar o uso de tecnologias educacionais, fez com que a  secretaria fosse destaque em 2020”, disse.

No  AVA é possível ter, ainda,  acesso a arquivos em PDF, wiki (construção colaborativa de documentos), testes online, simulados, envio de arquivos, fóruns de discussão, biblioteca virtual, gamificação e certificação digital, além de propiciar a interação, síncrona e assíncrona entre os sujeitos da aprendizagem (estudantes e tutores). Conta ainda, com ferramentas para acompanhamento do rendimento dos usuários.

“No ambiente estão disponíveis os cursos Pré-vestibular Conquistar, para os estudantes finalistas do Ensino Médio, CEMEAM CLASS e a Hora do Saeb, com conteúdos voltados ao desenvolvimento das habilidades exigidas nos exames de larga escala e o curso de Ressignificação da Prática Pedagógica, específico para formação de pedagogos da Rede Estadual de Ensino”, finaliza Araújo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *