Apesar do crescimento do setor de serviços, devido ao turismo, por conta da Copa do Mundo, os números das vendas no comércio de Manaus não foram o esperado pelos empresários do setor, por causa dos feriados. A análise é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-M), Ralph Assayag.
Nesta terça-feira (24), a entidade divulgou um balanço das vendas do comércio da capital, durante os jogos da Copa. Pelo balanço, foi registrada uma queda de 3,5%, já esperada pelos lojistas.
Para Ralph Assayag, o excesso de feriados imprensados nos dias de jogos do Brasil e na Arena da Amazônia, interferiram no resultado negativo das vendas.
Segundo o empresário, com o recuo nas vendas, o comércio passou longe de outros setores, como o de serviço.
Mas se as vendas não foram boas, a geração de empregos foi fortalecida, com a contratação de 1.500 trabalhadores, durante a primeira fase da Copa do Mundo.
Para o próximo jogo do Brasil, pelas oitavas de final do mundial de futebol, que será realizado no sábado (28), a CDL-M confirmou que o comércio abre as lojas do centro da cidade mais cedo, às 8h, com fechamento às 10 horas. Uma hora após o término do jogo, o comércio deve reabrir para atender o público.
