Famílias de sem teto ocupam terreno no bairro Adrianópolis e dizem que vão permanecer na área, que estava abandonada

Mais de 70 famílias ocupam o terreno, do tamanho de cinco campos de futebol, localizado na Rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. Elas começaram a ocupar a área, pertencente a um supermercado, na última sexta-feira (12/7). As famílias alegam que o terreno estava abandonado e, por isso, decidiram invadir como informou a dona de casa, Joana Amaral.

“Aqui era local de estupro, roubos e tráfico de drogas e, à noite, as pessoas que entravam aqui faziam tudo isso, então, o local está abandonado todo esse tempo e tem pessoas aqui que estão necessitadas e nós precisamos!”

Saidimar Paez Guerreiro é venezuelana. Chegou à cidade há cinco meses e, agora, também briga por um dos lotes dentro do terreno ocupado.

“Eu também quero ajudar minha família na Venezuela e, pagando aluguel, eu não posso. Eu preciso de uma casa.”

Muitos dos lotes demarcados já estão com os nomes e os telefones dos invasores.  Assim que teve conhecimento da ocupação da propriedade, os responsáveis pelo terreno acionaram a polícia.

A PM tentou negociar para retirar as famílias, mas os ocupantes dizem que não abrem mão da área invadida. Elas afirmam que a área já foi até local de estupros e assassinatos e tinha se transformado em local de descarte de lixo hospitalar e até de desova de cadáveres.

Durante a tarde, os invasores atearam fogo no terreno e o Corpo de Bombeiros teve de ser chamado para combater as chamas. A área se encheu de fumaça e houve tumulto, com muita gritaria e discussão.

Os ocupantes foram acusados de serem traficantes interessados no local, o que foi negado pelas famílias, que se dizem evangélicas.

Uma ação de reintegração de posse está sendo providenciada pela empresa dona do terreno para que os ocupantes sejam retirados da área por determinação judicial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *