Famílias afetadas pela cheia recebem ações de impacto contra a subida das águas, na ‘Operação Enchente’

Com informações de Gilberto Marçal

06/06/13 – Município lança Operação Enchente com ações de impacto para socorrer população que mora no entorno da capital.As ações de impacto para prevenir a população que sofre com a cheia dos rios chegaram ao Bairro Betânia, zona Sul da capital.

Além da ajuda humanitária agentes de saúde trabalham no combate a doenças infectocontagiosas que ameaçam a saúde das famílias. O foco da operação é a descontaminação da água que ameaça os habitantes das margens de rios e igarapés.

De acordo com a Defesa Civil, ao menos duzentos metros de pontes já foram construídos para garantir o acesso da população à terra firme. Além da  Defesa Civil, o trabalho envolve as secretarias municipais da Saúde (Semsa), Limpeza Pública (Semulsp), Abastecimento (Sempab) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

Segundo o chefe da Divisão de Resposta da Defesa Civil, Altacir Gomes, na Rua do Barés, Centro da capital, uma das mais atingidas pela subida das águas,  que se misturam ao esgoto, o município já despejou mais de mil litros de cal, material usado para eliminar as impurezas, numa ação que se repete três vezes ao dia.

Nas últimas horas, o nível do Rio Negro apresentou uma leve subida, mas os técnicos da  Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), que acompanham o dia a dia da enchente, acreditam que esse comportamento das águas deve continuar até meados de Junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *