Familiares e populares localizam corpos de vítimas do naufrágio de canoa no Lago do Aleixo

Os próprios familiares localizaram, na manhã deste sábado (8), o corpo de dona Sandrina Carvalho da Silva, de 56 anos. No final da tarde, familiares e populares encontraram o corpo da menina E. B. B., de 8 anos, as duas vítimas do naufrágio de uma canoa, na noite dessa sexta-feira (7/9), no Lago do Aleixo, orla Sul de Manaus.

O resgate da primeira vítima foi por volta das 08h30 da manhã; o da menor E. B. B., no final da tarde, quando as buscas dos Bombeiros e da Marinha de já haviam sido encerradas. Os homens da Marinha e do Pelotão Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM passaram o dia nas buscas, sem sucesso.

Após localizados e resgatados, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover os dois corpos para os procedimentos legais.

De acordo com a Marinha, a embarcação – uma canoa de madeira, motor 6HP, não inscrita, naufragou próximo ao bairro Colônia Antônio Aleixo, e, no momento do acidente, transportava três adultos e duas crianças. Dois adultos e uma criança conseguiram se salvar. Segundo as informações, o grupo tentava atravessar o lago durante a forte chuva da noite dessa sexta-feira, quando a embarcação acabou alagando e naufragou.

Em Nota, a assessoria de imprensa do CBM-AM explicou que foi acionada, mas não pode ir ao local durante a noite porque as condições “não eram favoráveis para o atendimento” naquele momento, devido horário e o risco de buscas submersas, que poderiam “comprometer a segurança” dos militares, outras pessoas e terceiros e toda a operação.

Confira:

 

Nota de Esclarecimento

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas informa que às 21h da última sexta-feira (07/09), recebeu um chamado para ocorrência de busca e resgate por pessoa desaparecida em meio líquido. No informe, o solicitante explica que duas pessoas não identificadas, sendo uma mulher e uma criança, desapareceram ao cair nas águas, durante uma travessia de catraia.

Seguindo os protocolos e devido a forte chuva na cidade de Manaus, a corporação informou ao solicitante que uma equipe composta por três bombeiros mergulhadores iria para o local da ocorrência na manhã deste sábado.

Conforme o informado, as buscas da equipe de mergulho já iniciaram na manhã deste sábado (08/09). Após familiares encontrarem uma das vítimas, a equipe trabalha nas buscas para encontrar a segunda vítima desaparecida.

A corporação ressalta que as condições na noite do dia (07/09), após o primeiro acionamento, não eram favoráveis para o atendimento, ainda pela noite, à ocorrência de buscas submersas (mergulho), o que poderia comprometer a segurança dos nossos bombeiros militares, terceiros e toda a operação de modo geral.

A corporação lamenta a fatalidade e solidariza com os familiares das vítimas.

 

Atenciosamente

 

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO AMAZONAS

 

Também por meio de Nota, a Marinha do Brasil informou que participa das buscas e se solidarizou com as famílias das vítimas.

Veja a Nota:

 

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), informa
que, nessa sexta-feira, 07 de Setembro de 2018, às 20h30, uma canoa de madeira, motor 6HP, não
inscrita, naufragou no lago do Aleixo, próximo ao bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus. No
momento do acidente, estavam na embarcação, três adultos e duas crianças. Dois adultos e uma
criança conseguiram se salvar.

Assim que tomou conhecimento, uma equipe de Inspeção Naval da Capitania Fluvial da
Amazônia Ocidental (CFAOC) foi direcionada para o local para dar início à Operação de Busca e
Salvamento, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas.

Durante as buscas reiniciadas na manhã deste sábado (08), uma vítima de 56 anos foi
encontrada próxima ao local do acidente. As buscas continuam e um inquérito será instaurado para
apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

A Marinha do Brasil se solidariza com os familiares da vítima.

 

Até o momento, não foi informado o encontro do corpo da criança e as equipes continuam as buscas pela menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *