Falhas no processo eleitoral podem invalidar eleições na UEA


As eleições realizadas em diversas unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na quinta-feira (30/11), estão sob suspeita de não serem válidas, após o Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (SIND-UEA) verificar que as regras para a escolha dos cargos de direção foram alteradas.

De acordo co a entidade, para definir os vitoriosos do processo eleitoral, foi utilizada uma regra matemática errada, que gerou falsos resultados. Após a publicação da nota do SIND-UEA, os participantes dos pleitos, que se sentirem prejudicados, podem entrar com pedido de anulação das eleições considerando a falha.

Veja a nota na íntegra

O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (SIND-UEA), no seu histórico papel de garantidor das eleições para coordenador de curso, diretor e coordenador de qualidade e reitor e vice-reitor da UEA, direito conquistado após anos de luta e articulação, vem a público denunciar grave erro cometido pela administração superior, que põe em risco a democracia dentro de nossa instituição.

Utilizando-se de uma fórmula matemática eivada de equívocos, distintamente do que foi aprovado em sessão ordinária do Conselho Universitário (Resolução N. 64/2017 – CONSUNIV), que previa a uniformização das eleições tendo como base o pleito majoritário para reitor e vice-reitor, a Comissão Eleitoral Geral feriu de morte o peso dos estudantes, com a grave consequência de distorcer os reais resultados da eleição realizada ontem, 30/11/2017, em diversas Unidades Acadêmicas na capital e no interior.

Após detectado o erro e amparado por estudo técnico encomendado pelo SIND-UEA, os cálculos foram refeitos e o resultado é radicalmente distinto do apontado inicialmente. O SIND-UEA, antecipadamente, vem manifestar que não aceitará qualquer manipulação de resultados e que aguarda pronunciamento da reitoria reconhecendo e corrigindo o erro grave e inadmissível. Quando um direito conquistado a duras penas está sob ameaça não há lados opostos. Há apenas aqueles que lutam por uma Universidade autônoma e dinâmica, onde a alternância de poder faz parte do processo democrático.

Sobre o assunto, a UEA se manifestou por meio de Nota

 

Nota de Esclarecimento

 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que não irá homologar o resultado final da eleição ocorrida nesta quinta feira, dia 30, nas quatro unidades da instituição. A medida se deu diante da identificação de um erro na publicação do edital de convocação dos pleitos, conforme previa a resolução 64/2017 do conselho universitário.

A reitoria da UEA esclarece que, diante da constatação do erro por parte da comissão eleitoral, instaurou uma sindicância que terá prazo de 30 dias para promover a devida apuração dos fatos, com isso o resultado do pleito se manterá sobrestado.

Todos os procedimentos e resultados provenientes dessa sindicância serão amplamente divulgados junto à comunidade acadêmica.

A UEA mantém o compromisso de zelar pela transparência de seus atos em respeito ao livre poder de escolha assegurado pela comunidade acadêmica.

 

Cleinaldo de Almeida Costa
Reitor da UEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *