Fábricas de asfalto sem licença ambiental que ameaçavam a saúde de moradores são interditadas em itapiranga – AM

– (imagem apenas ilustrativa) – Duas fábricas de produção de asfalto foram interditadas, nesta segunda-feira (22/1), em Itapiranga, município do Interior do Amazonas distante 339 quilômetros de Manaus. As fábricas, localizadas no bairro Terra Nova, estavam funcionando no mesmo lugar sem Licença de Operação Ambiental e a menos de 300 metros do Hospital Miguel Batista, em Itapiranga.

De acordo com o gerente de fiscalização ambiental do órgão (Gefa), Abener Brandão de Souza, na semana passada, moradores Da cidade denunciaram ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio de fotografias e vídeos produzidos com aparelho celular, a existência constante de fumaça densa, escura e de odor forte expelida pela chaminé das empresas, o que estava causando intoxicação em algumas pessoas.

Brandão informou que o material chamou atenção da equipe de fiscalização que, nesta segunda-feira, foi ao local e constatou a denúncia. As empresas receberam autos de infração, termos de embargos das atividades e, uma delas, multa de R$ 100 mil por infração ambiental, conforme o decreto federal nº 6514/08.

A ação contou com o apoio de policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAPM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *