Exigências ambientais atrasam duplicação da rodovia Manoel Urbano (Am-070), diz secretária

04/01/13 – Exigências no nível ambiental do projeto, que estão sendo cumpridas pelo Governo do Amazonas, ainda não permitiram o início das obras de duplicação da rodovia Manoel Urbano (Am-070). A afirmação é da titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), engenheira Waldívia Alencar. “Temos nos empenhado intensivamente junto aos órgãos responsáveis para dar agilidade, inclusive na exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para verificar a existência ou não de sítios arqueológicos ao longo do traçado da rodovia e no perímetro de influência da obra, para não tardar ainda mais o começo dos trabalhos”, disse.

De acordo com a secretária, a solicitação das licenças ambientais junto aos órgãos competentes como o Ipaam, já foi feita. Outra medida cumprida, segundo ela, foi a realização de um levantamento minucioso de toda a área de extensão da obra, com mapeamento socioeconômico da população local. A Seinfra notificou também a empresa responsável pela obra a apresentar o licenciamento de “bota-fora”, jazidas e do canteiro de obras, de sua responsabilidade.

Enquanto a documentação para a obra de duplicação não fica pronta, o Governo do Amazonas, por meio da Seinfra e da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), deu inicio à Operação Tapa Buraco na estrada, que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, integrantes da Região Metropolitana.

A operação emergencial está sendo executada inicialmente nos trechos considerados mais críticos da estrada, desde o Distrito do Cacau Pirêra em direção à Iranduba e Manacapuru. De acordo com a SRMM, nesse primeiro momento serão usadas 20 toneladas de asfalto, desde o Cacau Pirêra até o ramal de acesso ao Lago do Limão, no km 35, um pouco adiante da rodovia Carlos Braga, que dá acesso à sede do município de Iranduba.

Waldívia Alencar informou que uma equipe de técnicos da Seinfra e da SRMM identificou todos os pontos considerados críticos da estrada e elaborou um relatório fotográfico da situação de cada trecho e um cronograma de ação, de modo a facilitar o trabalho de recuperação da pista, já em andamento desde esta semana.

O processo de duplicação da rodovia deve se iniciar ainda neste primeiro trimestre de 2013. A Secretaria de Estado de Infraestrutura informou que a maioria dos entraves burocráticos que emperram o avanço do projeto de duplicação da AM-070 já foi ultrapassada. Exigências legais, como a publicação dos editais de apresentação do projeto, bem como a realização de audiências públicas para discussão do projeto e da parte ambiental com a sociedade, por exemplo, já foram concluídas. As audiências aconteceram em Manaus, na sede do município de Iranduba e em Manacapuru, todas com ampla participação popular.

A solicitação das licenças ambientais junto aos órgãos competentes como o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) já foram feitas. Outra medida cumprida foi a realização de um levantamento minucioso de toda a área de extensão da obra, com mapeamento socioeconômico da população local. A Seinfra notificou também a empresa responsável pela obra a apresentar o licenciamento de “bota-fora”, jazidas e do canteiro de obras, de sua responsabilidade.

A duplicação da rodovia AM-070 beneficiará dezenas de comunidades e moradores dos municípios atingidos pela obra, com a geração de emprego e renda, escoamento da produção e de abastecimento, entre outros, além de facilitar e melhorar o acesso via terrestre a esses municípios.

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