Estudantes da rede pública recebem delegados de polícia em palestras com temas de interesse dos jovens no Programa “Delegado Legal”

Bullying, drogas, violência, entre outros. Foram esses os temas que os alunos da Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva, localizada na Avenida Airton Sena, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, discutiram, nesta quarta-feira (17/10), com os policiais do Programa “Delegado Legal”, da Associação dos Delegados de Polícia do Amazonas (Adepol-AM).

Os estudantes foram os primeiros contemplados deste segundo semestre com as palestras socioeducativas proferidas pelos Delegados do Programa, criado para atender aos jovens da rede pública de ensino.

Em dois horários – o primeiro às 9h, para as turmas de 6º ao 7º ano, e às 14h para as turmas de 8º ao 9º anos, os profissionais da Segurança Pública do Amazonas expuseram aos estudantes – alguns provavelmente futuros delegados – as mensagens educativas do Programa, num momento que o assunto preocupa as famílias de todo o país, por causa do avanço das drogas e do crime organizado, que fazem vítimas entre os jovens em todos os Estados da Federação.

O Programa “Delegado Legal” tem como objetivo promover ações preventivas das diversas formas de violência e é levado às escolas, entidades representativas e à comunidade em geral.

Nesta quarta, cerca de 200 crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer e ter um diálogo interativo com delegados que integram o Programa.

De acordo com o Presidente da Adepol-AM e coordenador do programa, Delegado Mário Aufiero, os atos que ferem as crianças vitimizadas por essa problemática podem gerar adultos com sentimentos negativos, viciados e até agressivos. “Diante do grande índice de violência envolvendo criança, mulheres e idosos o Projeto ‘Delegado Legal’ foi criado visando atender as reivindicações da sociedade no combate a proliferação de violência, com a finalidade de destacar a importância da Polícia Civil no trabalho preventivo com as crianças e suas famílias abordando temas diversos através de palestras, dinâmicas e outras formas interventivas”, disse Aufiero.

Durante a programação, as crianças e adolescentes participaram de sorteios de brindes, ações sociais e receberam instruções sobre como se comportarem em relação aos seus direitos e sua integridade física, social e moral.

Desde que foi criado, o Programa “Delegado Legal” já alcançou mais de 200 mil crianças na capital e no Interior do Estado, alcançando mais de 35 municípios, com palestras informativas, atividades socioeducativas e distribuição de 350 mil cartilhas. 

Retomado nesta quarta, o “Delegado Legal” chegará a mais escolas da rede municipal de ensino, neste segundo semestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *