Estudantes amazonenses da capital e Interior são alvo de campanha contra as verminoses e a hanseníase

18/03/13 – Começou nesta segunda-feira (18), em Manaus e algumas cidades do Interior do Amazonas, o trabalho de agentes 18/03/13 – comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família em busca de estudantes amazonenses que possam estar sofrendo de verminoses ou hanseníase.

A campanha do Governo Federal em parceria com Estados e municípios e pretende atender em Manaus 184 mil alunos. De acordo com a chefa do setor de epidemiologia da Fundação Alfredo da Mata, Valderiza Pedrosa, o trabalho é  um conjunto, educação/saúde.

No interior, Borba, São Gabriel da Cachoeira, Pauiní e Tapauá, são municípios prioritários. Já Benjamin Constant e Apuí participam por adesão.

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, transmitida por via respiratória, que, se descoberta muito tarde, pode causar incapacidades físicas.

Já a verminose, geralmente resultado da falta de hábitos simples de higiene, como lavar as mãos, é causada por alguns tipos de vermes que se alojam no intestino, levando o doente à anemia e diarréia, o que prejudica o desenvolvimento físico e escolar da criança. Dos tipos de vermes, o mais conhecido é chamada lombriga, que acomete, geralmente, as pulações dos bairros periféricos.

A campanha acontece durante toda esta semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *