Estudante da zona Leste de Manaus representará a rede pública do Amazonas no Parlamento Juvenil do Mercosul

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Com 715 votos, a estudante Dafhne Suzan Smith da Silva, de 17 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Daisaku Ikeda, do bairro São José IV, zona Leste de Manaus, foi a grande vencedora e conquistou uma vaga para participar da quarta edição do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), cujo local ainda será definido. O resultado da votação para a escolha do estudante que representará o Amazonas foi divulgado na última semana, pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC).

Na fase final da seleção, Dafhne concorreu com outros dois estudantes da rede estadual: Maria Vitória Carneiro da Rocha, de 16 anos, aluna do 1º ano da escola estadual Senador Petrônio Portella, que conquistou o 2º lugar da competição, com 108 votos; e Marcos Antônio Evangelista Honorato Júnior, também de 16 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio da escola estadual Vicente Telles de Souza, que ficou em 4º lugar, com 37 votos. O estudante Jonathan Moreira Campos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), do município de Humaitá, conquistou o 3º lugar, com 69 votos.

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O encontro nacional contará com a participação de estudantes brasileiros representando cada Estado e o Distrito Federal e será uma oportunidade para promover o protagonismo juvenil e a integração, abrindo espaços para a discussão de temas de interesse dos jovens.

Satisfação

Com o projeto “A importância do primeiro emprego e a evasão escolar”, Dafhne buscou fazer uma análise do desempenho escolar de jovens que já possuem o primeiro emprego, motivo pelo qual acabam abandonando a escola ou não tendo um bom rendimento para avançar para outro nível de ensino.

“Tendo em vista a necessidade de alguns estudantes de começar a trabalhar cedo, a minha ideia foi propor parcerias entre o Estado e os municípios e os distritos de trabalho, para que os jovens com idade entre 14 e 18 anos, que tivessem com o boletim e frequência escolar de acordo com a lei do menor aprendiz, pudessem ser inseridos em programas e cursos de capacitação profissional. A partir da experiência adquirida é que os alunos poderiam ser integrados em uma empresa”, explicou.

Contente pelo resultado alcançado, a jovem estudante afirma que seu maior objetivo é fazer com que seu projeto tenha uma boa repercussão. “Desde o começo, meu objetivo não era apenas fazer essa viagem, mas conquistar a oportunidade de divulgar o meu projeto e conseguir que ele seja bem aceito, pois a minha proposta é complementar em muitas áreas, seja na área trabalhista, familiar e educativa e propõe soluções diversas para a questão”, contou a estudante.

Mobilização

Aluna mais bem votada na competição, Dafhne conta que a ajuda da família, amigos, comunidade e também da escola foi fundamental para conquistar esse resultado. “Com a ajuda da minha avó e da minha mãe, saímos nas ruas do bairro em que moro divulgando o projeto. Além disso, contei com o apoio da minha escola e também divulguei a campanha pelo Facebook”, explicou a estudante.

Para Dafhne Smith, a experiência será muito proveitosa, pois além da troca de experiências entre jovens de diferentes estados, a participação no PJM lhe proporcionará um aprendizado que a ajudará em toda a sua jornada acadêmica.

“Os estudantes que participarão dessa experiência têm uma cultura diferenciada e seus projetos têm características próprias, por isso, será muito boa essa troca de experiências, em que eu aprendo com eles e vice-versa. Além disso, essa oportunidade será muito importante para o meu desempenho escolar”, ressaltou a estudante.

PJM

Coordenado pela Assessoria Internacional do gabinete do Ministro da Educação, o Parlamento Juvenil do Mercosul conta com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); além das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

No Amazonas, a mobilização das escolas para participação no programa foi feita pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio de sua Gerência de Ensino Médio. 

O projeto de protagonismo juvenil para estudantes do Ensino Médio surgiu dentro do setor educacional do Mercosul e prevê mandato de dois anos, iniciando sua quarta edição (2016-2018) para exercício de voz na tomada de decisões coletivas.

Os jovens do PJM concentram as reflexões que fazem sobre cinco eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.

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