Começa a 7ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo

Com o tema “Infinitas Possibilidades nas Diferenças”, começou nessa sexta-feira (17/8), a 7ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) da Prefeitura de Manaus. O evento é realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), e considerado pelo Comitê Paralímpico como o evento esportivo adaptado para pessoas com deficiência. A abertura aconteceu no Ginásio Poliesportivo Geraldo Teixeira, da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e contou com a participação de alunos das escolas municipais, além de escolas estaduais e instituições que atuam com deficientes.

A cerimônia teve desfiles das delegações representantes das instituições participantes, acendimento da pira Olímpica, juramento dos atletas, e apresentações de dança dos alunos da Educação Especial.  Na ocasião, houve também uma homenagem aos alunos falecidos este ano, na qual as mães receberam lembrança pela coordenação dos jogos.

Este ano, os jogos têm como tema “Infinitas Possibilidades nas Diferenças”, que busca incentivar o potencial dos alunos utilizando o esporte adaptado. O Jaavas envolve alunos a partir de 1 ano e meio, que vão competir nas modalidades do Jaavas Kids.

“Esses jogos de inclusão são muito importantes para nossa sociedade. São pessoas que tem todo tipo de dificuldades e ainda são bastante excluídas. Qualquer ação positiva de inclusão, participação e bem-estar na qualidade de vida tem um poder absurdo de positivo”

Com a presença de 120 alunos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae), tem representantes nas competições de atletismo, bocha, futsal e vôlei.

“O Marcelo é muito participativo, ele gosta de todos os jogos que participa na escola, por isso esse evento é muito importante na vida dele”

Neste primeiro dia de evento, vai acontecer de 13h às 18h, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Manaus), uma oficina de bocha,  ministrada pelo  professor Ronaldo Oliveira do Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo.

“É uma preocupação da secretaria incluir a pessoa com deficiência, por meio do esporte adaptado. É muito importante para autoestima, trabalho físico e socialização desses alunos. Nós colocamos em cada zona da cidade uma atividade do Jaavas, que vai atender, no mínimo, 700 pessoas cada dia”

São realizadas disputas de futsal, natação, atletismo, tênis de mesa, voleibol sentado, basquete,  golbol, bocha e jogos recreativos como condução de bola, bola ao cano, queimada, corrida sobre banco sueco, transporte de agua, entre outros. Acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) serão os responsáveis pela arbitragem das competições.

Os jogos vão acontecer na Escola Estadual Djalma Batista, na sede da Apae/Manaus, na Vila Olímpica de Manaus, na Escola Municipal de Educação Especial (Cmee)  André Vidal de Araújo, no anfiteatro do Complexo Turístico da Ponta Negra e no Centro de Convivência  Magdalena Arce Daou.

As competições de natação serão realizadas em horário integral, na próxima segunda-feira (20/8), no Cmee André Vidal de Araújo; os jogos recreativos vão ser sediados na Escola Djalma Batista das 8h às 11h. Já o atletismo acontece no dia 21/8, na Vila Olímpica das 15h às 18h.  No mesmo dia, acontecem as disputas de queimada e de bocha, até às 11h, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou.

As disputas de futsal vão acontecer dia 23/8 e 24/8 de 8h às 11h, na Apae/Manaus, assim como as competições de voleibol sentado e golbol. Os jogos do Jaavas Kids serão disputados no dia 25/8, das 8h às 11h, no Cmee André Vidal de Araújo e a Pedalada da Inclusão acontece no mesmo dia, às 16h, na Ponta Negra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *