RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

Esquema de segurança garante comemorações da Padroeira do Amazonas, nesta terça-feira

esqtranscopa2

Um forte esquema de segurança previamente planejado vai atuar, nesta tarde, durante as festividades da ‘’Festa da Padroeira do Amazonas – Nossa Senhora da Conceição’’ – que ocorrem hoje. A Secretaria da Segurança Pública (SP/AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) e demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Amazonas, atuarão de forma integrada. 

Durante a operação, será implantado o Sistema Integrado de Comando e Controle, com as ativações do CICC e o Centro móvel, que estará instalado na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da capital.

De acordo com o secretário- executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Coronel PM Dan Câmara, o objetivo é  oferecer aos participantes  serviços integrados de segurança ostensiva, judiciária, socorro, trânsito, defesa civil e inteligência e outros.

O evento, que ocorre todos os anos, no dia 8 de Dezembro e faz referência ao início do ano litúrgico, neste ano, tem como tema ‘’ Tempo do Advento – iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal’’. Entre as festividades programadas estão a missa campal e a tradicional procissão para celebrar a Padroeira do Amazonas.

 Programação 

No início da manhã,  às 7h30, a comunidade católica pode participar da celebração eucarística presidida pelo padre Charles Cunha e, às 10h, de uma segunda missa, com o pároco da Catedral, Pe. Charles Cunha.

As solenidades foram realizadas na Catedral Metropolitana de Manaus, Centro da cidade. Agora à tarde, às 15h haverá o terço mariano e às 16h30, uma procissão com a imagem da santa deverá seguir pela Av. Sete de setembro e percorrer a Av. Joaquim Nabuco, Rua Ramos Ferreira, Av. Getúlio Vargas, Rua Saldanha Marinho e Av. Eduardo Ribeiro. A missa campal ocorrerá logo após o cortejo dos fiéis e será presidida pelo Arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

Na capital, os festejos à santa iniciaram , no dia 29 de novembro, com o novenário. De acordo com a Arquidiocese de Manaus, a devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga, compondo mais de 150 anos de tradição no Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *