Especialistas em clínica médica falam da importância da relação constante com os pacientes

O costume em ter um “médico para chamar de seu” era comum quando as pessoas ainda tinham o hábito de procurar sempre o mesmo especialista em clínica médica, que atende as mais variadas áreas e tem uma formação abrangente e que pode solucionar diversos problemas de saúde. Aos poucos, esse hábito está voltando e os pacientes, mesmo os mais jovens, estão se identificando cada vez mais com esse tipo de profissional.

O médico Rodrigo Botelho Caldeira, que fez especialização em clínica médica no Hospital Universitário Getúlio Vargas, fala um pouco sobre a importância desse profissional para a saúde dos pacientes. “O clínico geral considera não só a condição física do indivíduo, como também a familiar, social e psicológica. Ele avalia a saúde do paciente como um todo podendo assessora-lo com orientações e medicamentos”, afirmou.

Ainda de acordo com o especialista, o médico clínico tem formação para tratar pacientes com doenças que necessitam de um acompanhamento constante, como os que têm obesidade, hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, anemia, gastrite, osteoporose, asma, infecções de modo geral, alergias e diversas outras.

Outra vantagem desse tipo de relacionamento mais estreito entre médico e paciente é o vínculo criado entre os dois. “Isso garante uma maior confiança e melhor qualidade de vida. Conhecendo o histórico de saúde do paciente, o médico será capaz de reconhecer qualquer anormalidade do seu organismo e poderá orientá-lo e trata-lo de forma mais eficaz”, pontuou.

O também médico especialista em clínica médica, Bruno Olímpio Galaxe, formado pela Universidade do Estado do Amazonas, especialista em clinica medica pelo Hospital Adriano Jorge, explica que uma das funções desse tipo de especialista é avaliar, investigar, diagnosticar as doenças antes direcionar o paciente para outro tipo de especialista. “Quando um paciente chegar ao consultório, levantamos quais suas queixas. Em muitas vezes, conseguimos dizer qual problema e tratamos”, explicou.

A ida sempre ao mesmo médico também facilita o diagnóstico de muitas doenças, segundo afirmou Bruno. “Quando o paciente procura sempre o mesmo medico para acompanhamento, simplifica a investigação do seu problema, visto que o atendimento não precisa sempre começar do zero. Tem doenças que precisamos partir de um ponto para tentar fechar um diagnostico e isso fica mais demorado se o médico for trocado constantemente”, ressaltou.

Ele alerta a importância em buscar um especialista em clínica médica ao aparecimento de qualquer sintoma. “Só médico pode avaliar se os sintomas são preocupantes ou não. Ele deve ir ao médico desde a descoberta da diabetes, por exemplo, para melhor controle da doença e evitar complicações como a perda da sensibilidade nas pernas, infarto do coração, surgimento de feridas, dentre outras”, explicou.

Serviço:

Para oferecer esse serviço de forma mais cômoda à população de Manaus, o Instituto Cardiovascular está com a agenda aberta para o agendamento de consultas com esses dois especialistas. O agendamento pode ser feito através do número de telefone (92) 3584-1274 ou pelo site www.ivcmanaus.com.br

Fonte: assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *