Escolas rurais de Manaus são motivadas a melhorar desempenho no Ideb

– (imagem apenas ilustrativa) –  Alunos do 5º ao 9º ano, de 23 escolas municipais da zona Rural, estão participando de atividades de estímulo para melhorar o desempenho na Prova Brasil, cujos resultados implicam diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Meta da prefeitura é reforçar os avanços alcançados nos últimos anos e elevar os indicadores de melhoria da Educação, colocando a educação de Manaus entre as melhores do país, de acordo com objetivos traçados pela administração do prefeito Arthur Virgílio Neto.

A programação inclui Ciclo de palestras, simuladão e quiz  e são planejadas e realizadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o tema “Gol do Ideb: o jogo já começou nas escolas do campo”, as atividades foram iniciadas nesta sexta-feira, 17/03, na Escola Municipal Maria Leide, no quilômetro 04 da BR-174.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, abriu as atividades lembrando os bons resultados que vêm sendo conquistados pelas unidades de ensino da DDZ Rural. Ela ressaltou, ainda, trabalho realizado pela coordenação e o empenho e dedicação dos educadores que trabalham nas escolas da divisão.

“Primeiro a DDZ Rural desenvolve um trabalho com nosso maior número de escolas nas áreas mais complexas de Manaus. As escolas da divisão tiveram ano passado o melhor desempenho no cumprimento do currículo e resultados nas avaliações, junto com a DDZ Leste II e este ano tenho certeza de que eles vão dar um show e elevar a média do Ideb”, completou.

A chefe da Divisão Distrital Zonal Rural, Edilene Pinheiro, disse que o evento é a primeira ação de outras que serão realizadas para incentivar os educadores da que estão realizando atividades pedagógicas para alcançar as metas determinadas pela secretaria.

“Vamos passar para eles essa sensibilização para que os professores se motivem e estimulem mais seus alunos. Precisamos cumprir as metas dos anos iniciais de 6,2 e anos finais de 4,9. Temos que ficar entre as cinco capitais com melhores resultados, por isso, a divisão está mobilizando professores, pedagogos e gestores. Vamos realizar outras ações de mobilização e incentivo com os alunos”, disse.

Motivação

Localizada no quilômetro 19 da rodovia estadual AM-010, na comunidade Vinte Três de Setembro, a Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes, conta com um total de 185 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, mas apenas 43 estudantes do 5º ano vão participar da Prova Brasil em 2017. A professora do 5º ano, Dorivania Lima de Moraes, explica que a escola já vem realizando algumas ações de preparação dos alunos. Segundo ela, o evento vai ajudar o trabalho pedagógico na escola.

“Essa mobilização é essencial para que consigamos nossos objetivos não somente no Ideb, mas na aprendizagem dos alunos de uma forma geral”, disse.

A Escola Municipal Emanuel Rebelo da Cunha, localizada no quilômetro 10 da Estrada do Brasileirinho, no Puraquequara, conta com aproximadamente 410 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desses, 90 estudantes, do 5º e 9º ano, farão a avaliação da Prova Brasil. A professora do 9º ano, Edilene Barbosa da Costa, considera a campanha da Rural válida para dinamizar mais ainda o trabalho já em plena atividade na escola.

“Essa atividade tem a importância de incentivar, mobilizar, organizar e direcionar os educadores. Com esse evento e os outros que virão, vamos receber um direcionamento sobre a proposta, itens que temos de trabalhar com os alunos e também nos incentiva a buscar sempre conhecimento e compartilhar com nossos alunos”, relatou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *