16/04/13 – Na casa do técnico em enfermagem Samuel Dantas Maciel, a cena se repete todos os dias, há pelo menos 10 anos. “Eu acordo às 2h para tentar armazenar água, pois é só nesse horário é que ‘ela’ chega, mas só consigo encher uma caixa, pois a força não ajuda o líquido a subir.”, descreve o morador.
A situação descrita por Samuel é o que acontece na maior parte das moradias da comunidade Monte Pascoal, na zona norte de Manaus. “Infelizmente eu não sou o único felizardo. Os moradores de todas as ruas da comunidade, também padecem com o mesmo problema.”
O técnico de enfermagem afirma que há muito tempo busca uma solução juntos aos órgãos responsáveis, mas até hoje nada foi resolvido. “Já procuramos a empresa desde quando ela ainda era Cosama. Depois procuramos quando era Águas do Amazonas e agora nessa nova administração. Ligamos também para um número que o vice-prefeito divulgou pela mídia, mas a escassez de água no Monte Pascoal, nunca foi resolvida.”, desabafa Samuel.
Em nota, a Manaus Ambiental informou que o bairro Monte Pascoal possui rede de abastecimento de água, porém, por opção dos próprios moradores, os mesmos não aderiram às ligações de água alegando que possuíam poço particular comunitário.
A Manaus Ambiental informou ainda que se coloca à disposição dos comunitários para executar obras e serviços de melhoria no abastecimento de água do bairro, assim como está realizando na Comunidade Monte Cristo (Monte das Oliveiras).