“Encontro vai aproximar prefeitos de recursos do Governo Federal”, afirma Andreson Cavalcante

Programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, e projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico serão temas de debates entre prefeitos durante o segundo Encontro Amazonense de Gestores, promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM). O evento é aberto ao público e vai ocorrer nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 8h no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Av. Constantino Nery, Flores.

Para Andreson Cavalcante (Pros), prefeito de Autazes e presidente da AAM, o encontro permitirá que os prefeitos possam tirar dúvidas sobre temas prioritários da administração pública dos municípios além de sentarem frente a frente com os representantes dos ministérios da Saúde, Educação, Cidades, Planejamento, Integração, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Receita Federal para apresentar a real situação das cidades da região.

“Muitos prefeitos ainda possuem dúvidas de como garantir recursos para enfrentar os problemas da cheia e da seca, por exemplo. Pra isso teremos uma palestra com técnicos do Ministério da Integração sobre como garantir recursos para emergências e desastres. Outra palestra de destaque é com o Ministério do Meio Ambiente de como garantir recursos para tratar os resíduos sólidos, um grande problema no interior”, explica Andreson Cavalcante.

Andreson Cavalcante (Pros), prefeito de Autazes e presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) – Foto: Assessoria de imprensa

Agenda

A Programação do primeiro dia do evento terá palestra de abertura com o Prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), e a participação do Governador Amazonino Mendes (PDT), e do presidente da Câmara de Manaus, Wilker Barreto (PHS). A partir das 14h serão realizadas palestras sobre os programas Bolsa Família, Criança Feliz e Brasil Carinhoso (Ministério do Desenvolvimento Social); sobre resíduos sólidos (Ministério do Meio Ambiente); recursos para saneamento básico de municípios com até 50 mil habitantes (FUNASA); como gerir a receita do município (Associação Amazonense de Municípios).

No segundo dia a programação começa às 9h com a palestra Obrigações Tributárias (Receita Federal); sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR – Ministério da Educação); SUS legal (Ministério da Saúde); Minha Casa Minha Vida (Ministério das Cidades); Transferências voluntárias (Ministério do Planejamento) e recursos para emergências (Ministério da Integração).

“A associação está empenhada em levar auxílio para que as prefeituras otimizem seu desempenho nas gestões municipais, principalmente em áreas importantes para o interior como a Saúde, Saneamento Básico e captação de recursos, que são ainda hoje grandes tabus. Após essa reunião o segundo passo é conseguir em Brasília com nossos deputados e senadores as emendas orçamentárias para o interior”, afirmou Andreson Cavalcante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *