Enchente: Manaus a dois metros da cheia recorde de 2012, diz Serviço Geológico

02/05/13 – A cheia deste ano pode ficar próxima à do ano passado, em Manaus. É o que diz o Segundo Alerta de Cheia do ano, divulgado na manhã desta quinta-feira (02), pela hidrologia da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM), o Serviço Geológico do Brasil.

De acordo com o superintendente do CPRM no Estado, Marco Antônio Oliveira, caso o volume de água do Rio Negro ultrapasse os 29 metros, já se poderá considerar uma grande cheia.”O Rio Negro deve oscilar entre 28,76 metros até 29, 47 metros. Provavelmente, vai ficar ao redor dos 29 metros e, caso a cota de 29, seja ultrapassa, já seria considerada uma cheia grande.”

Segundo Marco Antônio Oliveira, a enchente do Rio Solimões também interferirá na cheia do Rio Negro, em Manaus. “O Solimões vem apresentando  volumes de água muito semelhantes ao do ano passado, quando houve a cheia recorde, e achamos que isso vai impactar na elevação do nível do Rio Negro, aqui em Manaus. Provavelmente, nos próximos dias, devemos verificar uma elevação do nível do rio, subindo entre cinco a seis centímetros diariamente.”

O superintendente Marco Antônio Oliveira disse, ainda, que a situação de alerta começa aos 28,89, e que, com essa cota, algumas casas já se encontram alagadas, na orla da cidade, principalmente no Bairro da Glória, na zona Centro Oeste da capital.

Pela manhã, a cota do Rio Negro sobre o nível do mar era de 27,97, dois metros abaixo da cheia recorde de 2012.

No Interior do Estado, o Serviço Geológico do Brasil faz o monitoramento do movimento das águas em 20 estações, ao longo da Amazônia Ocidental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *