Empresas de ônibus transformam ruas em estacionamentos e dificultam o trânsito nos bairros

Com informações de Andréa Renda

20/03/13 – Empresas de ônibus de linha e tranportes especiais estão transformando as ruas dos bairros de Manaus em estacionamento particular. A prática, que coloca em risco a segurança dos moradores e o direito de ir e vir dos cidadãos, é denunciada há tempos, sem que nenhuma providência seja tomada pelas autoridades.

Na rua “J”, no bairro Ouro Verde, zona Leste, os ônibus da empresa Expresso Coroado fazem fila nos dois lados da via. De acordo com os motoristas, o espaço que sobra, mal dá para passar um veículo de passeio. Segundo a moradora da área, a universitária Francilene da Costa, os veículos ficam estacionados 24h no local, com riscos de acidentes e dificutando a passagem das pessoas.

Os estacionamentos improvisado também incomodam os moradores do bairro Vila da Prata, na zona Centro-Oeste. Nessa região da cidade, é difícil encontrar uma via que ainda não tenha virado ‘garagem’ de carros pesados e de empresas de transportes conhecidas, como a Aruanã, São Jorge,  JTransporte, Protur, e  Amore Rent a Car.

Na Rua Voluntários da Pátria, a principal do bairro, carretas e ônibus  especiais também utilizam o espaço público como estacionamento. Quem é obrigado enfrentar a diariamente a situação, protesta contra o descaso das empresas.

O diretor de transportes da Superintendêndi de Transportes Urbanos (SMTU) Valdir Frazão, informa que situação não é legal, principalmente na Vila da Prata, onde os ônibus fazem linhas especiais. Ele garante que vai visitar as duas áreas para avaliar as infrações e tomar as devidas providências.

Os moradores da Vila da Prata e do Ouro Verde anunciam uma manifestação, em protesto pelo descaso, tanto das empresas dos ônibus, quanto do SMTU, que não tomam providências para resolver o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *