Empresa responsável por poluir Rio Negro é multada em R$ 300 mil

02/04/13 – A empresa Francis José Chehuan & Cia Ltda foi multada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas  (Ipaam) nesta segunda-feira (01/04), em R$ 300 mil, pelo derramamento de composto asfáltico nas águas Rio Negro. O acidente aconteceu na terça-feira da semana passada, quando dois tanques contendo o produto caíram da balsa Intermodal II, ancorada para descarga, na orla do São Raimundo, zona Oeste de Manaus.

De acordo com o gerente de fiscalização do Ipaam, Raimundo Nonato Marques Chuvas, o valor da multa fixado pelo órgão levou em conta, o baixo impacto ambiental provocado pelo acidente, e também o trabalho que a empresa realizou  no processo de recuperação da área.

Segundo Raimundo Chuvas, que nesta segunda-feira esteve no local do acidente, hoje restam poucas evidências do impacto do acidente. Segundo Raimundo Chuvas, a novidade era a presença de uma equipe de mergulhadores que estava no local estudando a melhor maneira de fazer a remoção dos dois tanques que caíram dentro da água. Um dos tanques está totalmente afundado e o outro está com mais ou menos 15% fora da água.

Em um dos tanques – que afundou, mas não vazou, há pelo menos 30 mil litros de óleo já solidificados.

De acordo com Raimundo Chuvas, além do auto de infração e da multa, a empresa Cheruan também foi notificada, nesta segunda-feira, para que num prazo de 30 dias apresente ao Ipaam um relatório circunstanciado e conclusivo do acidente.

A Chehuan também tem um prazo de 30 dias para apresentar documentos comprovando a remoção total dos resíduos gerados pelo acidente ambiental, por empresa licenciada, bem como a destinação final correta destes resíduos.

A empresa multada tem prazo de vinte dias para recorrer da multa, conforme o Direito Constitucional da defesa e do contraditório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *