Emissão de carteira de trabalho é suspensa no Amazonas

Emissão de carteira de trabalho é suspensa no Amazonas. A suspensão foi feita para que o estado se adeque às novas regras para emissão do documento, que passará a ser feita somente por meio da internet.

O diretor do departamento de trabalho da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Setrab), Arilson Vieira, foi quem comunicou a suspensão do serviço de emissão de Carteira de Trabalho, em todas as unidades do  Sistema Nacional do Emprego (Sine), do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC’s) e também da Superintendência do Trabalho e Emprego.

O motivo da suspensão é necessidade de adequação ao novo sistema de emissão da Carteira de Trabalho, estabelecido por meio de portaria do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com Arilson Vieira, além de trazer mais segurança na emissão da Carteira de Trabalho, o novo sistema é mais ágil e vai reduzir o tempo de espera do trabalhador pela emissão do documento.

Pelos cálculos do diretor do departamento de trabalho da Setrab, a partir de 1º de julho, o serviço de emissão de carteira de trabalho deve ser normalizado em todo o estado.

Carteira-de-trabalho2

A razão para a suspensão, que irá durar até o fim deste mês, é a adequação ao novo sistema de emissão de CTPS informatizada, chamado de CTPS Web 3.0, estabelecido por meio de portaria do Ministério do Trabalho e Emprego. 

O sistema CTPS Web 3.0 permite que a Carteira de Trabalho seja impressa com foto, assinatura e impressão digital do trabalhador, o que impede fraudes. O novo sistema, online e integrado ao MTE, agiliza o acesso às informações do trabalhador, possibilitando a entrega de CTPS com mais rapidez.

Os dados também são cruzados com a Receita Federal/Correios e Caixa Federal, o que diminui a ocorrência de erros e divergência de dados, visto que os mesmos deverão estar com as mesmas informações (nome, filiação, CPF, data de nascimento, PIS, etc.).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *