
Idosa de 75 anos, com deficiência física, vivia em condições precárias.
– (fotos: Carlos Soares/SSP-AM) – Uma vítima em situação de abandono foi resgatada, esta semana, por policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), durante a operação “Levítico”, realizada de quinta(23/07) para sexta-feira (24/07), em Manaus. A equipe verificou denúncias anônimas relacionadas a maus-tratos a idosos. Durante a ação, uma vítima em situação de abandono foi resgatada.


Em uma das casas vistoriadas no bairro São Raimundo, zona oeste, policiais verificaram a situação de uma idosa de 75 anos, com deficiência física, vivendo em condições precárias. Desnutrida, a idosa foi resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Abandonar o idoso é crime previsto no Código Penal. Pela lei, abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado, pode resultar em prisão de seis meses e multa.
No caso do crime de abandono de incapaz, a pena é de seis meses a três anos de prisão. Caso o abandono resulte em lesão corporal grave, a pena pode ser aumentada para até cinco anos. Se a vítima morrer por causa disso, pode chegar a 12 anos. A pena aplicada pelo juiz é aumentada em um terço caso a vítima seja idosa, alcançando até 16 anos de reclusão.
Denúncias

As vítimas podem denunciar os crimes pelo número (92) 3214-5800, ou pelo 181, o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A Especializada fica na Rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.
