Em meio à polêmica sobre uso de armas, comando nacional de associação é reeleito com missão de defender prerrogativas dos delegados de polícia


Continuar a luta junto ao Congresso Nacional em defesa dos direitos e prerrogativas dos delegados de polícia. É a missão da diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-BR), reeleita no último dia (30/11), em Brasília. 

A decisão foi divulgada num momento conturbado para a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em que se discute o fim de uma das prerrogativas um dos seus membros – o de andar e entrar armados em casas noturnas. A polêmica ganhou força após o caso envolvendo o delegado Gustavo Sotero, que enfrenta um processo criminal, num rumoroso caso de assassinato de um membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amazonas (OAB-AM), o advogado Wilson Lima Justo, de 35 anos, alvejado pelo delegado na madrugada de sábado (25/11), em uma casa noturna da zona Oeste de Manaus.

A defesa de Gustavo Sotero argumenta que ele revidou a um soco do advogado em legítima defesa. Delegado e advogado se desentenderam após uma confusão, cujas causas ainda estão sendo apuradas pelo inquérito policial.

 

Adepol Brasil

No processo eleitoral para a nova diretoria, que vai dirigir os destinos da Adepol no triênio 2019/2021, foi eleita a chapa “Foco e Luta”. Dentre os diretores, está o delegado Mário Jumbo Miranda Aufiero, que exerce e presidência da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM).

A chapa “Foco e Luta” composta pela atual diretoria, foi reeleita com 645 votos, no intuito de firmar o compromisso de trabalhar mais um triênio em prol da carreira do Delegado de Polícia, dando continuidade aos projetos e ideais. O delegado Carlos Eduardo Benito Jorge continuará presidindo Adepol Brasil

Para o presidente da Adepol-AM), delegado Mário Aufiero, que participou pela quarta eleição consecutiva compondo a direção nacional da Adepol Brasil, representando o Amazonas, a reeleição é fruto do trabalho e conquistas realizadas no Amazonas. “Este resultado é fruto do nosso trabalho perante os delegados de polícia do Estado do Amazonas, do qual, nessa última década, obtivemos conquistas significativas tanto com relação a carreira, quanto aos salários, que vem servindo de inspiração no plano de cargos e salários, data-base especial para os delegados, escalonamento e o programa delegado legal. Além da realização do maior Congresso de Delegados de Polícia, que reuniu todas as autoridades do Brasil, aqui em Manaus”, disse Aufiero.

 

Dia do Delegado de Polícia

 

Na data de hoje – 3 dezembro – é comemorado o Dia do Delegado de Polícia.

Em Nota, a Adepol AM prestou uma homenagem aos Delegados de Polícia” do Amazonas, que “no exercício da função, são verdadeiros heróis”.

De acordo com a entidade, a” atividade exercida pelas Autoridades de Polícia, como da Polícia Civil, é de fundamental importância, além da investigação criminal, pelo trabalho de mediação de conflitos. Efetivamente, a atribuição de mediação de conflitos, exercida por estes abnegados homens e mulheres, além do enfrentamento da criminalidade e violência, é essencial porque ajuda a consolidar a cultura de paz em nosso país.”

A Nota conclui dizendo que “a data é oportuna para agradecer a colaboração de todos os policiais que ajudam a transformar a Polícia Civil brasileira numa Instituição forte e respeitada.”

Por meio das redes sociais, o secretário da Segurança Pública do Amazonas, Bosco Saraiva, parabenizou os delegados de Polícia do Estado pela data. Confira vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *