Em apenas uma semana, prefeitura já avalia atendimento noturno como sucesso e diz que serviço será ampliado

18/01/13 – Mais duas Unidades de Saúde, nas zonas Leste e Norte, passam integrar, ainda este mês, o atendimento ampliado, lançado no último dia 14, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa).

De acordo com a Semsa, oito Unidades Básicas já atendem de 7h às 21h, de segunda a sexta e de 7h às 17h, no sábado. A decisão de estender o horário em outras duas unidades, deve-se à demanda acima da expectativa pelo atendimento noturno.

De acordo com a subsecretária de Gestão de Saúde, Lubélia Sá Freire, uma delas será a Unidade de Saúde Ambulatorial (USA) Balbina Mestrinho, zona Norte, que deve ser reinaugurada ainda no mês de janeiro.

A segunda vai ser a Unidade Básica de Saúde – UBS Amazonas Palhano, zona Leste, onde o horário ampliado vai começar a funcionar até o final de fevereiro.

O objetivo da ampliação do atendimento para o horário de noturno é atender à demanda reprimida identificada em Unidades de Saúde como a UBS Maria Leonor Brilhante, no bairro Tancredo Neves, onde a Semsa precisou reorganizar os serviços.

Nas equipes profissionais, foram incluídos mais um médico, um assistente social e um assistente administrativo. Com isso, as unidades passam a funcionar com sua capacidade instalada completa, o que deverá garantir a qualidade do atendimento.

A procura por serviços na UBS superou a expectativa da Semsa, que registrou 727 atendimentos nos primeiros três dias: 97 na segunda-feira, dia 14, 385 na terça-feira, dia 15, e 245 na quarta-feira, dia 16.

Além da UBS Maria Leonor Brilhante, estão funcionando em horário ampliado as UBSs Doutor José Rayol dos Santos e Morro da Liberdade, no Distrito de Saúde Sul; a USA Sálvio Belota e a UBS Áugias Gadelha, no Distrito de Saúde Norte; a USA Alfredo Campos, no Distrito de Saúde Leste; e as UBS’s Leonor de Freitas e Deodato de Miranda Leão, no Distrito de Saúde Oeste.

Nos três primeiros dias, as Unidades de Saúde da zona Sul realizaram 817 atendimentos; na zona Norte o número ficou em 731; na zona Oeste o atendimento chegou a 1.429 e na zona Leste foi de 1.067.

Serviços

As Unidades de Saúde oferecem atendimento médico em clínica geral, ginecologia e pediatria, e realizam procedimentos como atendimento de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal, planejamento familiar, preventivo, imunização, malária, hiperdia, farmácia, curativo, inalação, medicamento injetável e atendimento de suspeita de dengue.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *