Com informações de Andréa Renda
16/04/13 – Dos 32 mil eleitores leitores do Amazonas que não compararem às urnas nas últimas três eleições, apenas mil justificaram os voto, até agora, segundo o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (T.R.E.)Herique Levy. Eles têm até o dia 25 de abril para regularizar a situação. De acordo com Henrique Levy, os faltosos que não cumprirem com a obrigação terão os tíitulo cancelados.
O cidadão que não justificar o voto também terá será penalizado. Entre os impedimentos, não poderá tirar passaporte, participar de concursos públicos e ser nomeado em cargos públicos, obter empréstimo na rede bancária oficial, tirar CPF, e até mesmo receber salário – caso seja servidor público.
Para se regularizar, o eleitorteá de ir ao cartório eleitoral onde está inscrito, levando documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
Henrique Levy orienta os eleitores que confiram informações sobre seus títulos no site do T.R.E. tre.am.jus.br .
O desembargador informou, ainda, que, dentro de alguns meses, o tribunal vai dar início ao projeto biometria em sete municípios da região metropolitana de Manaus, Iranduba, Novo Airão, Manacapu, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Trata-se de uma nova forma de votar, por meio das impressões digitais do eleitor. A nova tecnologia começa a ser implantada pelo município de presidente Figueiredo. Segundo Henrique Levy, até 2015, estará implantada em todo o Estado.