Egressos comemoram aprovação em programas de residência e mestrado na área de saúde

Muitas pessoas ao terminarem a graduação querem ampliar o conhecimento em certa área ou assunto visto anteriormente ou, ainda, se dedicar à docência. O caminho para isso é o mestrado, um tipo de pós-graduação stricto sensu que aprofunda o estudante na área acadêmica.

No entanto, além da vontade de buscar qualificação acadêmica é preciso contar com uma boa formação básica e preparatória durante a formação de ensino superior, seja ela, bacharelado, licenciatura ou tecnológico.

Em Manaus, alguns desses alunos que sonham com a vertente acadêmica mais voltada para quem deseja ampliar o conhecimento contam suas experiências e alegria de ingressar nesse tipo de programa. Aos 23 anos, Kamila Pinheiro, formada na área de Fisioterapia do Centro Universitário Fametro, conquistou o primeiro lugar no programa de residência multiprofissional em saúde criado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Para a conquista, Kamilla se preparou durante dois anos. A profissional enfatiza que começou a investir em sua vida profissional, estudando, participando de monitorias oferecidas pela Faculdade e fez parte de estágios voluntários, jornadas acadêmicas, cursos específicos da área, congressos e simpósios. “O incentivo a pesquisa e minhas publicações de artigos científicos fizeram a diferença na minha vida e tive muito apoio dos meus professores, durante todo o processo. Tive a oportunidade de concorrer a vaga disputada com todos os alunos de Fisioterapia do Amazonas”.

Kamila ainda ressalta que haviam 20 pessoas concorrendo para apenas 06 vagas ofertadas, e ela ocupou o 1º lugar da colocação. A egressa também reforça a importância do ensino de qualidade que o Centro Universitário Fametro oferece e ela explicou que com a residência poderá se dedicar exclusivamente na especialização em terapia intensiva neonatal durante dois anos, com ensino prático e supervisionado.

Da Zona Rural para conquista acadêmica

Nascido na comunidade São Francisco do Caramuri, situada na zona rural de Manaus, Mateus Andrade, jovem de 24 anos e recém-formado na área de Medicina Veterinária do Centro Universitário Fametro, foi aprovado para o Mestrado do Programa em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros, oferecendo apenas 10 vagas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o egresso conquistou o 4º lugar.

Mateus revelou como se preparou para o mestrado. “ Logo no início da graduação fui pesquisar sobre a plataforma Lattes onde busquei cumprir algumas metas para a prova de título do processo seletivo. No decorrer dos cinco anos de graduação foquei em meus estudos, participei de palestras, congressos, fiz vários cursos de extensão da área, visitas técnicas e o divisor de água foi participar do programa PROMITC e de todos os congressos científicos que o Centro Universitário Fametro oferecia. Fiz network com os professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), participei como colaborador do projeto PIBIC e semanas acadêmicas da Universidade”. Andrade comentou que haviam 22 pessoas concorrendo para 10 vagas ofertadas e até o resultado final restaram 13 e ele conquistou o 4º lugar da classificação final.

Importância para Formação

A Reitora do Centro Universitário Fametro, Maria do Carmo Seffair, ressalta que é uma honra para a Instituição ver a evolução de seus estudantes. “Todo o corpo docente trabalha para que os alunos tenham uma formação ampla, conhecendo as diversas áreas de atuação das profissões. A pesquisa e extensão tem grande importância em nossa IES e para sociedade e por isso, temos muito orgulho dos nossos acadêmicos e egressos”, destacou. A instituição aprovou ainda mais dois alunos para o programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *