Eduardo Braga silencia sobre operação federal que envolveu empresa da família dele

– (foto: Agência Senado) – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) preferiu não se manifestar sobre a “Operação Francamente”, deflagrada na quarta-feira (17) pela polícia Federal, que investiga irregularidades na documentação de veículos adquiridos com incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e enviados para fora do Amazonas. Entre as empresas investigadas está a Braga Veículos Ltda., de propriedade da família do senador. Segundo informação publicada pela revista Cenarium, a concessionária de veículos é administrada pelos primos do senador pelo Amazonas.

Eduardo é sobrinho do ex-senador João dos Santos Braga Júnior, falecido em 2015. A apuração da Cenarium, que consultou o site da Receita Federal, a empresa é administrada por João dos Santos Braga Neto e Maria de Fátima Pinheiro Braga Roman, que são primos de Eduardo e filhos de João dos Santos Braga Júnior. Conforme a revista, outras duas empresas são atreladas como “sócias”. As duas são representadas pelo primo do senador.

As investigações que culminaram na ação conjunta dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estadual (MPE),Receita Federal e Polícia Federal (PF) no Amazonas e Mato Grosso, apontam que a empresa da família Braga tem capital social de R$24,8 milhões. No local, os agentes públicos cumpriram mandado de busca e apreensão e apreenderam jóias e valores em espécie.

Ainda em Manaus, as concessionárias Garcia Veículos e a Pedragon e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) também foram alvos da operação.

Segundo o Detran-AM, as investigações que deram base à Operação Francamente foram iniciadas ainda em 2020 e pôs fim a um esquema de fraudes de mais de R$ 30 milhões em impostos estaduais e federais e prendeu 26 pessoas, entre elas despachantes, servidores, estagiários e ex-servidores. Todas os ligados ao órgão foram desligados ainda em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *