Após diplomação, Amazonino confirma parte dos nomes do secretariado e afirma que espera decisão do TRE para assumir o cargo

O auditório do prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) ficou lotado. Todos aguardando pelo rito que antecede a posse: a diplomação. A cerimônia demorou menos de uma hora. Primeiro, foi Bosco Saraiva que recebeu o diploma de vice-governador. Depois, foi a vez de Amazonino Mendes receber o documento das mãos do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Yedo Simões.

Durante discurso de diplomação, Amazonino quebrou o protocolo e confirmou alguns nomes que farão parte da equipe de secretariado.

“Quero anunciar aqui, em razão da grande preocupação que tem a sociedade, todos nós, sobre a Segurança Pública, eu escolhi, nada mais, nada menos, que o Bosco Saraiva, que é vice-governador. Eu quero que o vice-governador seja o secretário da Segurança; Na Casa Civil, o meu querido amigo, ilustre, brilhante deputado Sidney Leite; Secretaria de Estado da Saúde. Honestamente, falo pra vocês com franqueza, é um privilégio nós termos um servidor desse nível, dessa qualidade. Já foi secretário da saúde várias vezes no Amazonas e demonstrou, além fronteira, com vigor e competência, que é um dos principais – para mim, é principal, o melhor de todos administrador de Saúde Pública do Brasil. É o meu querido amigo, Deodato Guimarães. Para a Secretaria de Estado da Educação, fui buscar um jovem, sangue novo, boa cabeça, lúcido, entusiasmado pela Educação, um homem simples mas muito competente: José Augusto de Melo Neto; P’ra Procuradoria Geral do Estado (PGE), fui buscar um homem humilde, mas um grande intelectual, um grande jurista e um homem de uma moral inabalável. É um homem que eu respeito há muitos anos: Doutor Paulo Carvalho.

Entre os novatos, a advogada Janaína Chagas, que ficará na Secretaria de Juventude, Esporte e lazer, no lugar de Fabrício Lima.

“Aos poucos, a gente vai falando aí e entrando e vendo realmente, pra buscar alguns gargalos, buscar a necessidade da população dentro do esporte,  trabalhar a base, botar o povo na rua no esporte. Enfim, eu só tenho muito a agradecer!”

Mas a surpresa ficou por conta do substituto de Robério Braga na Secretaria da Cultura do Amazonas. Robério deixa o cargo após 25 anos como secretário. Assumiu o músico e jornalista Denilson Novo.

“A Cultura está intrinsecamente ligada com a economia, com o turismo, com ações para o desenvolvimento do Estado e a gente acredita muito na força da arte com uma ferramenta de transformação social e no combate à violência. A estratégia do governo é uma equipe técnica que possa realmente fazer projetos efetivos para melhorar a situação do nosso Estado.”

Após a diplomação, Amazonino ainda falou sobre a posse que está programada para o próximo dia 10, mas que a possibilidade de ser antecipada por conta de uma ação na Justiça.

“Nós estamos aguardando uma posição do tribunal, Nós ingressamos com um Mandado de Segurança com pedido de Liminar, para que seja decidido o direito de assumir imediatamente!”
Confira os nomes já confirmados para o Secretariado:
 

Secretaria da Fazenda – Alfredo Paes

Secretaria da Saúde – Francisco Deodato

Secretaria da Educação – José Augusto de Melo Neto

Secretaria da Segurança Pública – Bosco Saraiva – SSP

Secretaria da Produção Rural – José Aparecido dos Santos

Secretaria da Cultura – Denilson Novo

Casa Civil – Deputado Sidnei Leite

Procuradoria Geral do Estado – Paulo Carvalho

Secretaria da Comunicação Social – Célio Alves Rodrigues Júnior

Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer – Janaína Chagas

A grande novidade da lista é que, após mais de 20 anos no cargo, Robério Braga não foi confirmado para a Secretaria da Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *