Após reagirem à bala a uma abordagem de policiais militares do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM), dois homens suspeitos de roubos a embarcações, conhecidos como piratas dos rios, acabaram mortos no confronto, na manhã desta quarta-feira (10/04), no município de Coari-AM. Durante a ação, os policiais militares também apreenderam armas e munições.

Os policiais abordaram a dupla em um bote, na entrada do lago de Coari, área conhecida como “Ponta da Santa Rosa”. Os suspeitos, de 34 3 35 anos, foram a óbito quando eram socorridos por uma ambulância do serviço de saúde de Coari, que os levou ao Hospital Regional do município.

A dupla era suspeita de integrar uma quadrilha de piratas dos rios e atuava no Solimões, entre os municípios de Fonte Boa e Tefé, e, também, em Coari.

Os suspeitos estavam com uma pistola ponto 58, outra de calibre 380 com um carregador contendo 13 munições intactas e outro carregador contendo sete munições intactas, além de um revólver calibre 38 de cano longo e outras munições.

Denúncia – Por volta das 8h30, os policiais receberam denúncia de que um dos suspeitos tinha sido visto em um porto Rua Padre Victor, em Tauá Mirim. Ele estava armado com arma de fogo e na companhia do comparsa. Quando os policiais chegaram, o suspeito havia saído do local.

Em seguida, os militares fizeram uma varredura na orla da cidade. Foi quando os policiais avistaram um bote com duas pessoas, sendo uma delas o suspeito denunciado. Os policiais foram abordá-los e a dupla sacou as armas que traziam na cintura. “Eles estavam dispostos a nos atingir, tivemos que agir rápido”, disse o major PM Pedro Moreira, que estava na ação policial.

A embarcação, as armas e as munições foram apresentadas na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari.