Drenagem urbana em Manaus é insuficiente, aponta relatório da Comissão de Geodiversidade da Ale-AM

– (foto: Arquivo) – Cada vez que chove, o manauara enfrenta uma série de problemas relacionados ao transbordamento de igarapés em praticamente todas as zonas da cidade, resultando na alagação de ruas, casas, entupimento de bueiros e contaminação das águas.

É o que aponta levantamento feito pelo grupo de trabalho criado pela Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Ale-AM), no final do ano passado, e que resultou em relatório apresentado em dezembro pelo presidente da comissão, deputado Sinésio Campos (PT).

As razões apontadas pelo grupo de trabalho vão desde a falta de planejamento e de projetos adequados passando pelo superfaturamento de obras, falta de transparência e controle social, até a inexistência de gestão compartilhada entre Estado e municípios.

O estudo constatou casos de obras de drenagem profunda de igarapés iniciadas e inacabadas. Além disso, apontou que tubulações são colocadas com o objetivo de escoar as águas pluviais e, no entanto, devido ao grande volume, se tornam inadequadas, provocando alagações e prejuízos ao trânsito, a saúde e ao bolso da população.

Segundo o relatório, há uma nítida falta de orientação sobre drenagem urbana devido à inexistência de política pública de saneamento básico, de controle social, assim como de debates amplos e democráticos sobre o tema, mecanismos de informação adequados, planos de drenagem e respectivos manuais.

O grupo apresentou no relatório algumas propostas, entre as quais, de que os Ministérios Públicos Federal e Estadual adotem providências visando o cumprimento da legislação federal, estadual e municipais relacionadas a saneamento básico, inclusive drenagem urbana e manejo de águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas.

Um comentário para “Drenagem urbana em Manaus é insuficiente, aponta relatório da Comissão de Geodiversidade da Ale-AM

  1. Marcelo disse:

    O descarte irregular de lixo doméstico nas ruas de Manaus é um dos fatores que contribuem para o entupimento de bueiros, lamentavelmente. Esperemos que o prefeito sancione o projeto, recentemente aprovado na Câmara Municipal, que objetiva reduzir o descarte de lixo nas ruas. Sem dúvida, o levantamento realizado pela Comissão da Aleam é referência na tomada de decisões cujo foco é a melhoria da qualidade de vida da população. Parabéns a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *