Dois morrem em confronto com a polícia. Um deles integrava facção criminosa que atua em Manaus

download-10

Dois homens, que estavam fortemente armados, foram mortos, nessa terça-feira (1º/11), durante confronto com com policiais civis do Amazonas. Foi em uma operação conjunta deflagrada pela Polícia Civil, envolvendo agentes do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e servidores lotados na Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). A operação policial também resultou na apreensões de armas de grosso calibre, munições e de um veículo.

download-8

De acordo com o diretor do Denarc, delegado Paulo Mavignier, a operação foi desencadeada por volta das 11h30, na estrada do Puraquequara, nas proximidades da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), zona Leste.

Durante coletiva de imprensa, na Delegacia Geral, zona Centro-Oeste, Paulo Mavignier informou que as equipes receberam informações de que Gabriel Henrique Silva e Silva, que era conhecido como “Ganso”, e Cosme Erivaldson de Oliveira Silva, estavam fortemente armados e iriam cometer um delito naquela área da cidade. A dupla tinha, respectivamente, 19 e 34 anos.

Os policiais, então, se dirigiram ao local mencionado na delação e, ao avistarem o veículo utilizado pela dupla, modelo Corsa Classic, de cor prata e placas NOW – 7379, efetuaram a abordagem. Na ação, os infratores reagiram e efetuaram disparos de arma de fogo contra as equipes policiais, que revidaram ao ato dos infratores e acabaram alvejando a dupla durante o confronto. “Ganso” e Cosme foram socorridos pelos policiais e levados ao Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio Pereira Machado, na zona Leste da cidade, mas não resistiram aos ferimentos e foram a óbito logo em seguida.

download-6

Conforme Mavignier, no veículo utilizado pela dupla, apreendido na ação, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12 e 30 cartuchos intactos; uma metralhadora calibre nove milímetros com 20 munições intactas; uma pistola 380 com 12 munições intactas e uma deflagrada; uma pistola PT.40 e 105 munições intactas, além de um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Em continuidade às diligências, as equipes encontraram um rifle calibre 38 em uma quitinete, situada na Rua Ouro Preto, bairro Coroado, zona Leste.

download-7

Ao longo da coletiva, o delegado Mário Paulo Telles, chefe do Departamento de Inteligência da Seai, ressaltou que “Ganso” já estava sendo investigado pela secretaria por envolvimento com o tráfico de drogas e o crime organizado na cidade. A autoridade policial destacou, ainda, que o jovem era apontado como um dos braços armados de uma facção criminosa e também como autor de homicídios ocorridos em Manaus, relacionados ao tráfico de drogas.

“Estávamos investigando há algum tempo esse grupo criminoso comandado por “Ganso”. O bando atuava no bairro Coroado e era envolvido em muitos homicídios, além do tráfico de drogas e tráfico de armas. Temos indicativos de que esse grupo tem envolvimento com uma facção criminosa que atua no Estado. Na manhã de hoje recebemos informações de que “Ganso” iria cometer um delito e ao identificarmos essa movimentação, acionamos o Denarc e o Grupo Fera para realizarmos a abordagem. Agora iremos investigar o crime que eles pretendiam cometer”, disse o delegado Mário Paulo Telles.

download-11

Paulo Mavignier esclareceu, ainda, que, após receber a informação da movimentação dos infratores, as equipes se deslocaram até o local do fato e conseguiram realizar a abordagem, mas houve resistência por parte da dupla que, infelizmente, acabou vindo a óbito.

“Os indivíduos morreram ao trocarem tiros com a polícia. Inclusive, eles atiraram em duas viaturas e tiveram a resposta pronta e imediata por parte das nossas equipes. Já tínhamos uma previsão de potencial armamento por parte da dupla, devido às investigações que estavam em andamento, mas conseguimos realizar uma abordagem totalmente segura para os nossos policiais. As armas apreendidas são de grosso calibre e eram utilizadas nas execuções de pessoas inocentes e indivíduos ligados ao crime organizado. Com essa ação, conseguimos tirar de circulação esse armamento e isso irá refletir na redução de homicídios no Estado”, pontuou Mavignier.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *