Consideradas um sério problema de saúde pública, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) serão tema do 1º Seminário Enfrentamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, que começa hoje (21), em Manaus.
O evento, promovido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), do Governo do Estado, e acontece no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu (avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1.581, Adrianópolis, zona Centro-Sul, se estende até a próxima quarta-feira (23). Cerca de 80 técnicos da rede de vigilância em saúde da capital e do interior participarão das atividades.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis já são responsáveis por 58,5% das mortes e 45,9% da carga de doença no mundo.
Seguindo a tendência mundial, no Amazonas, em 2012, as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) são a causa de 55% dos óbitos, por municípios de residência, sendo que dos registrados no Estado, 38% são DCNT e 16% são de Causa Externa, conforme informou a gerente de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT- FVS), Danielle Graça, que coordenará os três dias de evento.
