Divulgada lista de aprovados na 1ª chamada do Bolsa Idiomas

Saiu o resultado preliminar do processo seletivo do Programa Bolsa Idiomas (PBI) 2019. A Prefeitura de Manaus divulgou na tarde desta terça-feira, 15/1,, na sede do Executivo municipal, bairro Compensa, zona Oeste. Ao todo, 8.581 estudantes de baixa renda foram selecionados para bolsas integrais, de 100%, e parciais, de 75% e 50%, em cursos de inglês e espanhol, além de alemão, francês, italiano, japonês e mandarim, que foram ofertados pela primeira vez este ano.

“Esse programa é uma extensão para quem busca se qualificar para o mercado de trabalho. Sabemos da importância de um segundo idioma no momento que se apresenta um currículo em uma empresa. A prefeitura oferece essa oportunidade para mais de 8 mil pessoas, que efetivamente são de baixa renda, e talvez não teriam outra oportunidade de estudar idiomas”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto.

Este ano, a Escola Municipal de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi) contabilizou um recorde nas inscrições. Foram 18.059 pessoas inscritas para concorrer às vagas disponíveis nesta edição. A alta procura é resultado de uma alteração na lei que colocava como requisito mínimo a renda de um salario mínimo, passando para dois salários mínimos e meio, como explica o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Lucas Bandiera.

“Nós alteramos alguns critérios de inclusão para o Bolsa Idiomas 2019, tornando-o mais acessível a uma camada da população. Agora queremos, cada vez mais, consolidar e melhorar os outros programas, como Bolsa Universidade e Bolsa Pós-Graduação, para que mais estudantes participem”, informou Lucas.

 

 

Seleção

 

Os critérios de seleção exigem que o inscrito seja residente em Manaus, com idade a partir de 16 anos, com renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público.

Nesta edição, o programa firmou parceria com 11 instituições: Argus, Aslan, Dom Bosco, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Fucapi, Inglês e Companhia, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), Multicursos, My Way Idiomas, Quality e Yes Idiomas.

 

Documentação

 

A lista de classificados estará disponível no portalespi.manaus.am.gov.br, onde também se encontra o edital do programa, que contém a lista de documentos pessoais e comprobatórios de escolaridade e renda a serem entregues pelos classificados.

Os classificados da primeira chamada deverão comparecer à sede da Espi no período de 21 a 23 de janeiro, de 8h às 17h, munidos da documentação especificada no edital para a implementação da bolsa.

A diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, enfatizou que após encerrado o prazo para entrega da documentação, haverá uma 2a chamada para complemento das vagas remanescentes, no dia 31 de janeiro. “Tivemos um recorde de inscrição e nesse primeiro momento estamos convocando os 8.581 classificados, porém teremos uma segunda chamada para o preenchimento total das vagas”, explicou.

 

Confira a lista: http://bit.ly/resultadobolsaidiomas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *