Distribuição de insulina para portadores de diabetes começa a se normalizar em Manaus

Com informações de Márcio Paes Barreto

14.03.12 – A Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) já está regularizando o estoque de insulina e a distribuição do medicamento para os diabéticos volta a se normalizar nas, Unidades básicas de saúde em Manaus.

De acordo com a Fundação de Saúde, a insulina fornecida, por intermédio dos programas do Ministério da Saúde, está sendo regularizada gradativamente.

A chefe da divisão de medicamentos e insumos da prefeitura, Daniela Martine, informou que o abastecimento do medicamento para Manaus foi comprometido desde o mês de setembro de 2012, quando houve falta de fornecimento do produto em vários países.

De acordo com a Fundação de Saúde, no fim do ano passado, os pacientes com diabetes que são atendidos pelo Programa de Alto Custo da rede pública de saúde já reclamavam das restrições na entrega de medicamentos, porque recebendo menos do que o necessário para manter o tratamento.

Na última quinta feira (28), o Ministério da Saúde, entregou 14 mil frascos à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) e mais 42 mil frascos de insulina comprados pela prefeitura.

Segundo Daniela Martine, não houve comprometimento de nenhum outro medicamento para pacientes diabéticos em Manaus, a não ser da Insulina NPH.

Os dois lotes estão sendo encaminhados à Central de Abastecimento do Município de Manaus, que montou uma força-tarefa para abastecer Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Unidades de Saúde Ambulatorial e Farmácias Gratuitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *