Disciplina rígida foi a causa da rebelião desta terça, no Ipat, afirma Wesley Aguiar

10/07/13 – O titular da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus), delegado federal Wesley Aguiar, falou, na manhã desta quarta-feira (10), sobre a crise que se instalou na Sejus, com a rebelião e fuga de detentos, ocorrida na noite desta terça-feira (09), no Instituto Prisional Antônio Trindade (Ipat).

O secretário atribuiu a rebelião, que resultou na fuga de 172 detentos da unidade prisional, localizada no km 8, da BR 174 – a rodovia Manaus/Boa Vista, zona rural de Manaus – à rigidez da nova disciplina implantada no sistema prisional.

Entre os fugitivos, estão Alan de Souza Castimário, o “Nanico”, um dos mais sanguinários líderes da organização criminosa Família do Norte (FDN), e o namorado de Jimmy Robert e cúmplice, no triplo assassinato da família Belota, ocorrido no início do ano, Rodrigo Moraes Alves.

O secretário informou que 55 cinco dos fugitivos já foram recapturados e que as autoridades da segurança pública fazem todo o esforço necessário para recapturar os outros 122.

No Ipat, havia cerca de 700 presos. A capacidade da unidade prisional é de pouco mais de 300.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *