Dia Mundial de Doação de Leite Humano tem programação de sensibilização na capital

As equipes dos três Bancos de Leite da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizam nesta quinta-feira (19), uma programação especial de sensibilização para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, as atividades incluem palestras educativas e distribuição de material informativo, levando à população orientações sobre o tema e divulgando a importância da doação de leite materno. O objetivo da mobilização, disse ele, é ampliar o número de doadoras de leite.

Atualmente, três bancos de leite funcionam na rede estadual de Saúde: o Banco de Leite do Amazonas, da Maternidade Ana Braga, o Fezinha Anzoategui, no Instituto da Mulher Dona Lindu e o Galileia, na Maternidade Azilda Marreiro.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Ana Braga, Elizabeth Hardman, essa ação é uma oportunidade para estimular a solidariedade entre as mulheres em fase de amamentação e ajudar a reforçar os estoques dos bancos de leite.

As mulheres em fase de amamentação que queiram colaborar com os bancos de leite não precisam se deslocar até os postos de coleta. É necessário apenas entrar em contato com uma das unidades do serviço ou um dos 17 postos de coleta e informar que querem ser doadoras. Uma técnica do serviço fará uma primeira visita à mãe para orientá-la sobre o procedimento correto para retirar e guardar o leite, até que o carro de coleta passe para pegar o produto.

No caso do Banco de Leite da Ana Braga, o contato por ser feito pelos telefones 3647-4234 e 3647-4235, no horário de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os contatos com o Banco de Leite da Galileia podem ser feitos pelo telefone 3643-5523, 3643-5500 ou 98807-7973. O Banco de Leite Fezinha Anzoategui atende no número 3643-8146. Sempre de segunda a sexta-feira.

Além do leite, o serviço também necessita de doações de frascos de vidros (embalagens de Nescafé ou maionese), que são utilizados como depósito no processo de coleta e armazenamento do produto, disponibilizado às maternidades.

Bancos de Leite Humano e seus postos de coleta:

Banco de Leite do Amazonas (Maternidade Ana Braga)
Postos de coleta vinculados:
1 – Cantinho da Amamentação – Maternidade Ana Braga;
2 – Cantinho da Amamentação da Maternidade Moura Tapajós;
3 – Cantinho do Leite Maria Adriana Moreira (Hospital Vó Mundoca/Borba).
4 – UBS José Amazonas Palhano
5 – Hospital Maria do Socorro Abreu (Manicoré)
6 – Maternidade Dona Nazira Daou
7 – P&G
8 – Hospital e Maternidade Chapot Prevost

Banco de Leite Humano Fezinha Anzoategui (Instituto da Mulher Dona Lindu)
Postos de coleta vinculados:
1 – Hospital Samel Assistência Médica;
2 – UBS São Francisco;
3 – Instituto da Mulher Dona Lindu;4 – Unimed
5 – Maternidade Alvorada.
6 – Maternidade Balbina Mestrinho
7 – Hospital e Maternidade Adventista

Banco de Leite Humano da Galileia (Maternidade Azilda Marreiro)
Postos de coleta vinculados:
1- Maternidade Azilda Marreiro
2 – UBS Armando Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *