Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações de combate ao Aedes aegypti

O Dia Mundial da Saúde será comemorado nesta quinta-feira, 7, com uma grande mobilização na praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), no Centro de Manaus, das 8h às 12h, com ações de combate ao Aedes aegypti e estímulo a hábitos de vida saudáveis. A ação vai incluir panfletagem e atividades de Educação em Saúde com foco na promoção da alimentação saudável, de atividades físicas, de prevenção ao tabagismo, dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o combate ao diabetes como tema para ser abordado no Dia Mundial da Saúde no ano de 2016, doença reconhecida como uma das principais condições crônicas e um problema de saúde pública de escala global. No Brasil, de acordo com o secretário, o Ministério da Saúde considerou necessário destacar, também nesta data, o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Essa decisão foi tomada em virtude do aumento exponencial do número de casos das doenças e agravos transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, além da associação entre o vírus zika e o aumento de casos de microcefalia, o que levou o governo brasileiro e o prefeito Arthur Neto a declararem Estado de Emergência em Saúde Pública”, informa Homero de Miranda Leão.

 

Programação

De acordo com a gerente em exercício da Promoção à Saúde na Semsa, Ana Carolina Leão, a proposta da programação do Dia da Saúde deste ano é unir o enfrentamento ao Aedes ao incentivo da adoção de hábitos saudáveis de vida, como estímulo à prática de atividade física e alimentação saudável, bem como o combate ao tabagismo.

O Dia Mundial da Saúde também será lembrado com ações educativas desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. “As ações terão como objetivo integrar a importância dos cuidados essenciais em saúde e meio ambiente com as de controle e combate ao Aedes Aegypti, pautada na promoção da saúde, na construção de ambientes saudáveis e na formação de hábitos e atitudes sustentáveis, buscando a melhoria da qualidade de vida das comunidades e a proteção à saúde humana”, explica Ana Carolina.

 

Conteúdo: Ascom Semsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *