Dia Mundial da Filosofia mostra como a filosofia pode ser útil em momentos de adversidade

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. As comemorações vão de 16 a 21 de novembro e irão mostrar “Como a filosofia pode ser útil em momentos de adversidade”. O ciclo de palestras online e gratuitas acontecerá de segunda à sábado, sempre às 19h, no Canal Nova Acrópole no Youtube.

A data, instituída pela UNESCO em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas. Em Manaus, os alunos da escola de filosofia, participarão de um bate-papo com os professores da sede local, após a transmissão das palestras.

Temas como a capacidade de lidar com o medo e as incertezas, a importância das relações no contexto atual, a simplicidade como estratégia para a felicidade e o desenvolvimento de virtudes como a fortaleza irão mostrar como a filosofia, sob a perspectiva de Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto e Confúcio, pode nos ajudar a encontrar respostas.

Um dos destaques, a professora Lúcia Helena Galvão, fala sobre a vida e obra do filósofo e historiador francês Pierre Hadot, responsável por trazer novamente à tona a filosofia como um modo de vida, na palestra online “Pierre Hadot: conselhos práticos para a arte de viver”. A palestra online será transmitida na sexta-feira, dia 20/11, às 19h.

“A arte de viver sempre foi o objetivo da Filosofia. E para isso, é fundamental termos a confiança de que aquilo que acontece conosco é o necessário para nos despertar e nos tornar um ser humano melhor. Aprender a superar as crises com dignidade nos permite extrair delas o que elas tinham para nos ensinar”, explica Lúcia Helena.

Encerrando a programação, o diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil, Luis Carlos Marques Fonseca, mostra a “Adversidade como oportunidade para a renovação da vida”, no sábado 21/11, também às 19h. “Vivemos momentos difíceis, com incertezas e medos. Mais do que nunca, é necessário encontrar respostas e força para superar as provas que a vida nos coloca. A filosofia sempre foi muito útil nesses momentos. Através dela, poderemos transformar essas dificuldades em oportunidades para expandir nossos horizontes, conquistando uma vida mais plena de realização e felicidade”, garante Luis Carlos.

Programação Dia Mundial da Filosofia 2020

De 16 a 21/11, às 19h, no Canal Nova Acrópole no Youtube e no Facebook/LuciaHelenaPoesia

16/11: “Marco Aurélio: a capacidade de lidar com o medo e as incertezas”

Professora Manuela Bittar

17/11: “Confúcio: a convivência humana em tempos de crise”

Professora Melissa Andrade

18/11: “Sêneca: a vida simples e feliz”

Professora Kelly Aguiar

19/11: “Epicteto: a fortaleza para momentos difíceis”

Professor Jean César Antunes

20/11: “Pierre Hadot: conselhos práticos para a arte de viver”

Professora Lúcia Helena Galvão

21/11: “Adversidade como oportunidade para a renovação da vida”

Professor. Luis Carlos Marques Fonseca

Texto e fotos: assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *