Vítima de espancamento, detento morre dentro de presídio, no Amazonas

09/01/13 – Policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investigam o assassinato de um detento, de nome ainda não revelado, morto, na manhã desta quarta-feira (9), dentro das instalações do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), no quilômetro oito da BR-174, zona rural de Manaus.

A informação é do secretário-executivo da Justiça e Direitos Humanos (Sejus), coronel PM Bernardo Encarnação. De acordo com o militar, o detento estava preso desde o dia 15 de junho do ano passado, e respondia por tráfico de droga.

O tumulto, que acabou na morte do rapaz, de 34 anos, foi tratado como mais um motim, porque detentos do pavilhão ‘A’ se recusaram a voltar às celas depois do banho de sol. Equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar tiveram de ser deslocadas para controlar a tensão.

De acordo com a Sejus, a suspeita é que o rapaz morto tenha sido vítima de espancamento pelos outros detentos. Ele ainda chegou a ser levado para receber atendimento médico no próprio presídio, mas não resisitiu aos ferimentos e acabou morrendo no local.

O corpo foi levado pelo Instituto Médico Legal (IML). A Sejus anunciou que vai instalar uma sindicância para apurar o caso.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *