– fotos: Charles Fernandes e Fábio Melo – O prejuízo causado pela quadrilha que desviava combustíveis das termelétricas de Manaus, desarticulada nesta quarta-feira (04), é calculado em 1 milhão por mês. O valor do desvio era repassado para a conta de energia do consumidor.
Os mandados de prisão contra os membros da quadrilha foram cumpridos durante todo o dia. No total, 26 pessoas foram presas, acusadas de integrarem uma organização que aplicava um golpe milionário nas termelétricas de Manaus.
De acordo com a polícia, o esquema funcionava assim: um carregamento de combustível com aproximadamente 30 mil litros deixava o terminal de abastecimento da Petrobras mas apenas 10 mil litros chegavam às termelétricas. O combustível é a principal matéria prima usada por essas geradoras de energia.
Durante os nove meses da investigação, os policiais fizeram um levantamento de quanto combustível era desviado e constataram: cerca de 500 mil litros, que rendiam R$ 1 milhão aos chefes da quadrilha. Um prejuízo que era repassado para a conta do consumidor de energia elétrica da capital amazonense.
O secretário da Segurança Pública do Estado, delegado federal Sérgio Fontes, afirma que a desarticulação da quadrilha veio num momento em que os cofres públicos estão sendo sangrados e a população é que acaba pagando por isso.
“O que nós esperamos é que outras operações desse tipo venham a ocorrer, porque o sangramento dos recursos públicos nos colocou na crise que estamos vivendo hoje, no Brasil, e, certamente, o combate a esse sangramento nos tirará desma mesma crise!”
O responsável pelo esquema foi identificado como Cláudio Saraiva e a esposa dele, Keila Saraiva. Com Cláudio, a polícia apreendeu R$ 135 mil. Com o resto da quadrilha, foram apreendidos vários carros, motos e armas de fogo.
“Infelizmente, assim como existem muitas pessoas que compram celulares roubados, existem muitas que compram combustível furtado, e isso é lamentável! Essas pessoas serão identificadas e nós vamos continuar as investigações para identificá-las, como outros eventuais desvios!”, afirmou.







